Botão de alerta começa a ser testado em São Luís
Cerca de um ano e meio depois de sancionada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), começou a ser implantado nos ônibus do transporte público da capital o botão de alerta, dispositivo que permite motoristas, cobradores e até usuários a informar que está ocorrendo um assalto no coletivo.
A previsão é de que o sistema de prevenção de assaltos a ônibus, que é oriundo de uma lei de autoria do vereador Chico Carvalho (PSL) e está em fase de teste em São Luís, comece a funcionar ainda no primeiro semestre.
Segundo Chico Carvalho, a expectativa é de que o botão de alerta possa inibir a atuação de bandidos. Ainda de acordo com o vereador, os números de assaltos em São Luís ainda são elevados.
Pelos dados do parlamentar, o botão de alerta já é usado em outras capitais como Belém, Natal e Fortaleza e nestes lugares houve redução acima de 30% nos casos de assaltos no transporte público.
“Eu tenho discutido muito a questão de violência em nossa na cidade. É de nossa responsabilidade o transporte coletivo, por isso, devemos proteger a nossa população da violência é diária e nós já temos uma lei. Que todas as empresas cumpram o que diz a regra”, disse o vereador.
——————————
Vereadores pedem sinalizações de trânsito no Habitacional Turu e Vicente Fialho
Verislene Alves
Os vereadores Marcial Lima (PRTB) e Fátima Araújo (PCdoB) encaminharam requerimentos ao Executivo Municipal solicitando, em caráter de urgência, a instalação de placas de sinalização vertical e demarcação de sinalização horizontal de trânsito em vias dos bairros Habitacional Turu e Vicente Fialho. As solicitações foram feitas durante a sessão desta segunda-feira, 25, da Câmara Municipal de São Luís.
O requerimento nº 118/19 do vereador Marcial Lima pede a sinalização de placas e faixas de pedestre ou instalação de quebra-molas em frente às escolas situadas na Avenida 5 e Rua 9 do Habitacional Turu. Já o requerimento nº 153/19 da vereadora Fátima Araújo solicita a implantação de sinalização vertical e horizontal na Rua Retiro Natal, no Recanto Fialho.
As solicitações foram apresentadas ao plenário para apreciação e aprovação após inúmeras queixas feitas pelos moradores que reclamam do intenso tráfego de veículos dificultando a passagem de pedestres, principalmente, de alunos.
Na justificativa do requerimento, Marcial Lima explica que “por conta da intensidade do tráfego de veículos e pessoas na região, a sinalização horizontal servirá para orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, permitindo adotar um comportamento apropriado. A sinalização também irá aumentar a segurança, disciplinar os fluxos de tráfego e prevenir acidentes”.
Para a vereadora Fátima Araújo, em algumas situações, a sinalização horizontal de uma via pública atua, por si só, como controladora dos fluxos, seja do veículo ou do pedestre. “A sinalização é importante também, como reforço da sinalização vertical, e ainda, como complemento de dispositivos auxiliares, todos atuando na segurança do trânsito”, disse a parlamentar.
Os requerimentos foram encaminhados para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e titular da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), Canindé Barros, para as devidas providências.
——————————
Bárbara Soeiro defende construção de Centro de Hemodiálise em São Luís
Nice Moraes/Ascom Câmara de São Luís
Por meio de requerimento, a vereadora Bárbara Soeiro (PSC) solicita ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) a adoção de providências junto aos órgãos competentes para viabilizar a construção de um Centro de Hemodiálise em São Luís.
Segundo a vereadora, a estrutura e a quantidade de máquinas dialisadoras, existentes na capital, ainda não são condizentes com a demanda de pacientes que necessitam fazer o procedimento. As vagas são limitadas e muitos pacientes são obrigados a ficar em uma lista de espera, com risco até de óbitos.
Destaca-se ainda que o atendimento na rede particular de saúde torna-se bastante oneroso, por isso, é imprescindível a ampliação do serviço na rede público.
——————————
Silvino Abreu solicita, com urgência, operação tapa buracos
Por solicitação dos moradores do Centro, o vereador Silvino Abreu (PRTB) reivindicou ao prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PDT), e ao secretário Municipal de Obras e serviços públicos, Antônio Araújo, a recuperação asfáltica ao longo da Avenida Nossa Senhora da Guia, no bairro da Macaúba, Centro.
Diante da situação e em virtude de fortes chuvas, o centro da cidade se encontra todo esburacado e por ser de grande trafegabilidade, tende a piorar com o período chuvoso.
A recuperação asfáltica consiste em medida de suma importância para normalizar o percurso e a circulação de pedestres e dos veículos que ali passam explica o parlamentar.
——————————
Paulo Victor propõe Moção de Aplauso à coronel da PM Maria Augusta
Em reconhecimento ao desempenho e atuação firme na defesa e proteção à mulher vítima de violência, o vereador Paulo Victor (PTC) encaminhou ao plenário da Câmara Municipal de São Luís requerimento concedendo uma Moção de Aplausos e Congratulações a coronel da Polícia Militar do Maranhão, Maria Augusta de Andrade Ribeiro.
A militar foi recentemente indicada ao prêmio ‘Viva: pela vida de todas as mulheres’, da revista Marie Claire.
O vereador justifica que o trabalho da Patrulha Maria da Penha obteve, recentemente, mais um reconhecimento. A instituição foi ganhadora do Selo Nacional entregue no dia 10 de dezembro do ano passado, em São Paulo. O grupamento militar maranhense concorreu com 106 projetos, sendo que 11 foram selecionados e três escolhidos.
A indicação da policial maranhense para o prêmio foi feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e por militares de outros estados, motivo de orgulho pela ação repreensiva e no acompanhamento exclusivo à mulher vítima de violência.
Fotos: Paulo Caruá/JR Celedônio