Com as eleições do ano que vem se aproximando, as pesquisas (principalmente as eleitorais) se tornarão cada vez mais comuns. Os levantamentos dos institutos de pesquisas, porém, vão muito além da disputa: são usados também para conhecer tendências de opinião das pessoas sobre determinados temas e para planejar estratégias de marketing.
Em Paço do Lumiar não poderia ser diferenrte. De acordo com um informante bem posicionado do Blog do Neto Cruz no estratagema polítime do lume, um grupo de empresários da cidade decidiram encomendar uma pesquisa deste tipo, para estudo do cenário local. Os empresários, obviamente, queriam saber “quem é quem no jogo do bicho” – próxima disputa pelo executivo luminense.
Segundo interlocutores do Blog – que tiveram acesso à referida pesquisa, a mesma não agradou quem a contratou e será guardada a sete chaves. Nela, deixou claro que o município ainda respira a polarização entre Domingos Dutra (PCdoB) e Gilberto Aroso (PRB). Na consulta dirigida, ainda segundo o informante, os nomes dos dois aparecem a frente – e bem distante – de nomes como Fábio Rondon (PCdoB), Fred Campos (PDT), Inaldo Pereira (PCdoB/PPL) e Josemar Sobreiro (PSDB). Já na espontânea, a surpresa foram os nomes de Jorge Maru (DC), Carmen Aroso (MDB), Leninha (PSDB) e Eduardo Cruz (MDB).
Mas o ponto que animou – quem contratou – a todos mesmo foi a rejeição. Os mesmos nomes que apontam como favoritos apontam como mais rejeitados o que é normal e compreensível.
A ideia é massificar o nome do preferido dos empresários, aguardar e realizar uma nova pesquisa.
EM TEMPO
A pesquisa teria sido feita, APENAS, no Maiobão. Na zona rural, a rejeição de Dutra é altíssima, uma vez que direcionou todos seus esforços e recursos apenas para o bairro onde reside, esquecendo colégios eleitorais como Sede, Iguaíba, Mojó, etc…