Skip to content

Quer curtir o Carnaval, mas sua empresa não vai dar folga. Pode isso?

Neto Cruz, 9 de fevereiro de 2018
 

Do UOL, em São Paulo

Nos lugares onde não é feriado, as empresas têm o costume de liberar seus funcionários, mas elas podem manter o trabalho normalmente nesses dias, segundo advogados trabalhistas.

  • Edson Lopes Jr./UOL

Se você está contando com uma folga prolongada do sábado até o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, é melhor tomar cuidado. O Carnaval não é um feriado nacional. Apenas alguns Estados e municípios decretaram feriado na terça-feira –é o caso do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Salvador (BA), por exemplo.

Quem faltar pode ser demitido?

Se a empresa determinar que o funcionário trabalhe no Carnaval, mas ele decidir faltar, pode ter os dias descontados do salário ou receber uma advertência, de acordo com a advogada Marcia Bello, coordenadora de relações do trabalho do escritório Sevilha, Arruda.

A falta em si não é motivo para uma demissão por justa causa, segundo a advogada. A menos que seja um problema recorrente. A empresa deve analisar se o funcionário já tem um histórico de faltas e se já foi punido com advertências ou suspensão em outras ocasiões. “Só assim a demissão por justa causa pode ser considerada”, diz.

Quem trabalha recebe em dobro?

Quem trabalha no Carnaval não tem direito, necessariamente, a receber o salário em dobro, de acordo com Bello. Isso só acontece nos Estados e municípios onde a data é considerada feriado.

A advogada afirma, no entanto, que alguns tribunais trabalhistas têm entendido que a terça-feira de Carnaval pode ser considerada um feriado, mesmo que a lei não diga isso, considerando os usos e costumes, e que deve ser pago o salário em dobro a quem trabalha na terça-feira. Ela diz, porém, que essas decisões são uma minoria.

Folga pode ser compensada em outros dias?

Nos locais em que o Carnaval não é feriado, as empresas que derem folga a seus funcionários podem exigir que as horas não trabalhadas nos dias de folia sejam compensadas depois ou descontadas de um banco de horas, segundo Danilo Pieri Pereira, advogado trabalhista e sócio do escritório Baraldi Mélega Advogados.

“Se o funcionário folgar nos dias de Carnaval, a empresa poderá exigir que ele cumpra essas horas descansadas em outros dias, com exceção do domingo, respeitado o limite máximo de duas horas extras diárias”, afirma.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

AGORA LASCOU! Marinho do Paço agora é “Marinho sem álcool”

27 de novembro de 2018

Dutra se livrou, mas seu aliado Marinho se ferrou de vez… Em audiencia hoje na 1a vara de Paço do Lumiar o etílico presidente fechou acordo com o MP para suspensão condicional do processo por dirigir alcoolizado. Pelo acordo, além de pagar multa de um salário mínimo, Marinho do Álcool…

Leia Mais

Câmara de São Luís lamenta o falecimento do deputado federal João Castelo em São Paulo

12 de dezembro de 2016

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, em nome dos seus 31 vereadores, vem a público lamentar o falecimento do ex-prefeito João Castelo (PSDB), ocorrido na manhã deste domingo, dia 11 de dezembro de 2016. — Castelo foi um homem público digno, que honrou a cidade de São Luís,…

Leia Mais
Política

PRESIDENTE JUSCELINO – ID Jovem chega ao município

21 de setembro de 201725 de setembro de 2017

  Nesta sexta-feira (22), a caravana ID Jovem vai está em Presidente Juscelino onde vai atender cerca de mais de 2.000 jovens. A ID Jovem assegura a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos a pessoas entre 15 e 29 anos. O programa é concedido aos jovens de baixa renda…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes