Política

Valéria Lauande apresenta grupo que concorre às eleições da OAB-MA

1 de outubro de 2015

[rescue_highlight color=”gray”]

O Imparcial
Foto: Honório Moreira / O imparcial.
Honório Moreira / O imparcial

Lauande estava acompanhada do atual presidente da OAB-MA, Mário Macieira, o secretário-geral Ulisses Sousa e o conselheiro federal José Guilherme Carvalho Zagallo

Valéria Lauande estava acompanhada de uma comitiva de 13 pessoas

A sede de O Imparcial recebeu visita na manhã de ontem da advogada e pré-candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Valéria Lauande. A visitação consistiu em apresentar as propostas da mesma para com o órgão de advocacia, além de suas percepções acerca da entidade, necessidades que precisam ser priorizadas para dinamizar o funcionamento da Ordem e também expor as opiniões que fundamentam o Grupo Avançar Mais e Mais. Estiveram com Lauande uma comitiva de 13 pessoas, dentre estas, o atual presidente da OAB-MA, Mário Macieira, o secretário-geral da OAB-MA, Ulisses Sousa, e o conselheiro federal José Guilherme Carvalho Zagallo.

Dentre as propostas apresentadas por Valéria, estão a criação de um Centro de Apoio Integrado às Prerrogativas, com plantão físico permanente e à distância para atendimento aos advogados com prerrogativas violadas; bem como o desenvolvimento e aprimoramento de um aplicativo eletrônico para a realização de denúncias on-line via smartphones, isto em caso de violação de prerrogativas. Outras propostas destacadas pela pré-candidata foram a criação do Conselho Consultivo Jovem da OAB; a redução progressiva de anuidades para advogados iniciantes; criação do parcelamento diferenciado para inserção de jovens advogados na OAB: taxas da carteira do órgão e do cartão para a primeira anuidade.
Valéria Lauande apresenta grupo que disputa eleições da OAB

A advogada defende a ampliação e modernização das Salas de Advogados nas Comarcas, adaptando-as ao processo eletrônico, com formação de multiplicadores cadastrados para auxílio permanente aos advogados. Ela também destacou projetos visando à fiscalização da produtividade e morosidade judicial através da Comissão de Acesso à Justiça, com atuação junto às Corregedorias; além da luta pela ampliação dos quadros das Defensorias e das Procuradorias com remunerações e condições dignas.

Hoje, a ordem dos advogados no Maranhão possui 11 Subseções, responsáveis por dar acesso aos advogados nos serviços prestados pela OAB, bem como ajudar na descentralização das atribuições do Conselho Seccional. Dessa forma, espera-se concretizar as intenções primeiras, que são prestar um melhor serviço aos advogados atuantes no interior do Estado de acordo com áreas de atuação de cada um (defesa da Constituição, dos direitos humanos, da boa aplicação das leis e da justiça social).

[/rescue_highlight]

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog