Thalyta Medeiros de Oliveira, 27 anos, filiada ao PCdoB – Partido Comunista do Brasil, segunda colocada na eleição do ano de 2012 no Município de Raposa, que compreende a região metropolitana da Ilha de São Luís, deve entrar para a história da política maranhense nas próximas semanas.
Talita Laci obteve 5.855 votos no último pleito municipal. O primeiro colocado recebeu apenas 185 votos a mais que a jovem, filha do ex-prefeito da cidade, José Laci de Oliveira. Na época, a comunista liderou toda a campanha eleitoral, liderança mostrada em todas as pesquisas eleitorais de intenções de votos registradas e divulgadas no período eleitoral.
Logo após a divulgação do resultado da eleição: Mostrou que de 14.710 eleitores, votaram 13.592, sendo que 136 foram votos brancos e 213 votos anulados. Então a coligação da candidata, “A Esperança Voltou”, impetrou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Processo n.º 697-31.2012), acusando o prefeito e vice do município de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
Entre as provas existentes robustas e comprobatórias para cassação do prefeito Clodomir de Oliveira dos Santos(PRTB) e do vice Messias Lisboa Aguiar (PP), um vídeo gravado por um eleitor do bairro do Cumbique, mostrou uma candidata à vereadora – braço direito do então candidato – comprando votos um dia antes da eleição, com cédulas e santinhos dos candidatos.
No dia 14 de agosto de 2014, o Juiz da 93º Zona Eleitoral, Osmar Gomes dos Santos, não teve dúvida e fez Justiça ao decidir pela cassação do prefeito e do vice, determinado que a segunda colocada, Talita Laci(PCdoB), assumisse imediatamente a Prefeitura de Raposa.
Da cassação de primeira instância, ao julgamento do mérito pela corte do Tribunal Regional Eleitoral, houve longa e desgastante briga de decisões liminares. Até que na tarde do dia 09 de fevereiro, o TRE-MA decidiu, por quatro votos a um, manter a cassação do prefeito e vice-prefeito.
Agora mantida a cassação, quem retorna ao cargo é a segunda colocada Talita Laci(PCdoB), que está esperando somente a apreciação dos embargos para assumir definitivamente a Prefeitura de Raposa.
Feito histórico, uma vez que o partido do governador do estado, Flávio Dino(PCdoB), não possui nenhuma prefeita da legenda no Maranhão. Quando Talita Laci assumir a gestão municipal de Raposa, também ficará na história como a mulher comunista mais jovem do Brasil a alcançar o executivo municipal.
Fonte: Domingos Costa