Os pais e mães de família que estão à beira da demissão e trabalham como cobradores no transporte coletivo de São Luís estão, segundo informantes bem posicionados do Blog do Neto Cruz, organizando um protesto para esta sexta-feira (7), na Praça Deodoro, na capital maranhense. No último dia 3, o site G1MA publicou um documento que aponta acordo entre sindicatos para retirada de cobradores em ônibus de São Luís.
Com a possibilidade de eliminação de parte dos 2500 cobradores nos ônibus de São Luís, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e o Sindicato dos Rodoviários (STTREMA) apresentaram suas versões sobre o tema.
O presidente do SET, Gilson Neto, falou nesta segunda-feira (3), em entrevista na Rádio Mirante AM, que a função de cobrador está ficando sem sentido.
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“A função de cobrador, assim como outras no mercado, está perdendo a razão de ser. Para se ter uma ideia, cerca de 75% dos usuários de transporte utilizam cartões, seja de meia passagem, vale transporte ou gratuidade. O sistema de transporte precisa se reinventar e não é uma situação apenas de São Luís, mas mundial. Nos últimos anos, perdemos cerca de 17% dos passageiros e isso por vários motivos. Um deles, por exemplo, é que os bairros estão ficando independentes. Antigamente, para uma pessoa ir ao banco, precisava ir ao centro da cidade. Aí os aplicativos revolucionários a sistemática dos transportes. Então em vez de lutar contra as revoluções do mercado, precisamos nos reinventar”
Já o STTREMA informou que não fez acordo com o SET para por fim a função de cobrador em São Luís. Em nota, o sindicato disse que, de agosto e dezembro de 2018, a entidade se reuniu com os empresários para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho com vigência para 2019. Nos encontros, uma das propostas apresentadas pelo SET seria a de por fim a função de cobrador, o que não foi aceito.
No entanto, o G1 teve acesso a duas atas que tratam de reuniões do dia 15 e 18 de janeiro sobre a “funcionalidade dos cobradores de ônibus dos setores urbano e semiurbano de transporte de passageiros de São Luís e Região Metropolitana”. Na reunião, o SET apresentou uma proposta com uma seleção de linhas de “menor necessidade” de cobradores.
O STTREMA exigiu um escalonamento no desligamento dos profissionais e que o SET garanta a qualificação profissional dos afetados. O Sindicato dos Rodoviários diz que “considerando-se a garantia de qualificação dos cobradores e aproveitamento destes para a função de motorista e outras, de acordo com a necessidade do Sistema de Transporte, o Sindicato dos Rodoviários se manifesta favorável a medida, como forma de se evitar demissão em massa”. Confira abaixo a ata completa.
Ata de reunião entre o SET e o STTREMA parte 1 — Foto: Divulgação
Ata de reunião entre o SET e o STTREMA parte 2 — Foto: Divulgação
Ata de reunião entre o SET e o STTREMA parte 3 — Foto: Divulgação
Ata de reunião entre o SET e o STTREMA parte 4 — Foto: Divulgação
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o presidente do STTREMA, Isaías Castelo Branco, se explicou em relação a ata. Ele disse que o documento que vale atualmente é da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
“Na nossa convenção não diz nada em relação a isso. O que vale é a ata de convenção e lá não diz nada em relação aos cobradores. Não tem acordo nenhum feito com relação a isso”, disse Isaías.
Repercussão
Em São Luís, já existem ônibus circulando sem cobradores em regime de teste. Sobre o tema, a maioria dos deputados estaduais, federais e vereadores não fizeram declarações sobre o assunto, assim como a Prefeitura de São Luís. O G1 entrou em contato com a assessoria do prefeito Edivaldo Holanda Jr, mas não quiseram se posicionar sobre o tema.
Na Câmara Municipal, o vereador Marcial Lima (PRTB) considerou inaceitável permitir que os motoristas acumulem as tarefas de dirigir e cobrar o valor da tarifa.
“É dupla função. Vamos até o fim em defesa desses postos de trabalho. A lei municipal de 2015 não permite essa dupla jornada de trabalho”
Estevão Aragão (PSDB) declarou que é preciso modernizar o sistema, mas que é essencial olhar o lado dos cobradores e motoristas.
“A informatização e modernização do sistema de transporte público é necessária, mas também a empresa deve lembrar da classe de cobradores, que não podem ser apenas mais uma grande parte de desempregados do nosso país. Esse processo de transformação precisa beneficiar ambos os lados, principalmente o lado do trabalhador”
Já o vereador Umbelino Júnior (Cidadania) apresentou um projeto de lei para proibir que os motoristas acumulem dupla função, mesmo nos veículos com bilhetagem eletrônica.
“Quando o passageiro entra em um coletivo, a primeira placa alerta que é proibido conversar com o motorista, justamente para não tirar a concentração dele no serviço. Com o acúmulo de funções, o motorista irá precisar fazer diversas paradas para realizar o troco de cada passageiro, o que irá atrapalhar sua função. Nossa proposta é baseada justamente no que já prevê a CLT e precisamos garantir que ninguém seja prejudicado com o acúmulo de funções”
O tema também foi discutido na Assembleia Legislativa (ALEMA). O deputado Adriano Sarney (PV) declarou que as empresas estão chamando os cobradores de ônibus e indicando a inscrição em cursos para que se qualifiquem para outra função. No entanto, a ação não garante o emprego dos trabalhadores.
“São Luís já tem uma frota de ônibus velha, caindo aos pedaços, e a população já vem sendo enrolada pela Prefeitura e pelos donos de empresas há anos. Agora essa conta chegou também aos cobradores de transporte coletivo”, disse o deputado.
Para Duarte Jr (PCdoB), se for uma medida para que as empresas economizem, é importante saber se haverá abatimento no valor das passagens. Ele também disse que os motoristas podem ficar sobrecarregados pela dupla função.
“Nesse momento de crise e recessão, a retirada dos cobradores dos ônibus de São Luís compromete a perspectiva de vida desses profissionais e de suas famílias. Além de colocar em risco a qualidade do serviço prestado ao consumidor. (…) Sabemos que os rodoviários trabalham sob constante estresse. É uma categoria profissional que precisa de toda atenção, cuidado e fiscalização das condições de trabalho”
O deputado Hélio Soares (PR) também se disse preocupado com a dupla função realizada pelo motorista e ainda o aumento do tempo para chegar ao trabalho.
“Nos causa desconforto essa notícia, uma vez que já não basta 14 milhões de desempregados no nosso país, se adicionar ainda mais três mil pais de famílias, cobradores, realmente é uma catástrofe, principalmente aqui para nós maranhenses. (…) Você imagina bem o motorista fazendo os dois trabalhos, que a própria profissão dele já exige uma certa atenção – certa, não – uma grande atenção na condução do transporte para a segurança dos passageiros, e ainda ele com responsabilidade de fazer o trabalho do cobrador e o dele. É realmente imaginável o prejuízo do tempo que os passageiros vão levar para chegar ao trabalho. A locomoção fica realmente um caos”
Já o deputado Wellington do Curso (PSDB) declarou que vai agir no sentido de impedir que haja a eliminação dos cobradores no sistema de transporte público de São Luís.
“Não iremos permitir que essa demissão dos cobradores aconteça e, muito menos, que os motoristas sejam sobrecarregados. Estamos na luta em defesa dos cobradores e motoristas de ônibus em São Luís. (…) O nosso objetivo é fazer com que nenhum trabalhador seja prejudicado”
Na Câmara Federal, o deputado Eduardo Braide (PMN) disse que a medida, além de representar desemprego na categoria vai sobrecarregar os motoristas. O parlamentar disse esperar que a decisão de retirar os cobradores de ônibus seja revista.
“É preocupante retirar os cobradores dos ônibus! Além do desemprego, causa uma sobrecarga de trabalho aos motoristas, que agora vão ser responsáveis também por várias atividades. Isso sem falar nas viagens que irão demorar ainda mais… Perdem os trabalhadores. Perde a população. Espero que essa decisão seja revista”
Como parte do público que usa diariamente o transporte público, o estudante Senílson Soares disse que a retirada de cobradores não traz nenhum benefício ao usuário.
“Não tem melhoria nenhuma para a população, só economizar o dinheiro do empresário”
Já a estudante de jornalismo Ester Rodrigues, que é usuária de ônibus todos os dias, enalteceu o trabalho dos cobradores e disse que a medida dificulta a vida do motorista e dos passageiros.
“Acho que vai dificultar muito a vida dos passageiros e motoristas de ônibus, pois o motorista fará os dois papéis de dirigir e receber dinheiro e passar troco. Não terá total controle sobre os passageiros, de quem desceu ou não do ônibus causando acidentes. O cobrador ajudava e muito a agilidade da viagem”, contou a estudante.
Com informações do G1MA