Informe Câmara Municipal de São Luís - Neto Cruz

Informe Câmara Municipal de São Luís

Avatar
CMSL

Pavão Filho pede apoio para continuidade de obra da maternidade municipal

O vereador Pavão Filho (PDT) solicitou aos três senadores e aos 18 deputados federais, que compõem

a bancada maranhense no Congresso Nacional, a liberação e o repasse de verbas para continuidade da construção da maternidade do município de São Luís.

O projeto é um acordo entre Prefeitura e Governo Federal, no qual, o munícipio entraria com o terreno como contrapartida e, por meio do Ministério da Saúde, o governo federal realizaria o repasse da verba para a construção do prédio.

“Estávamos presidindo a sessão na Casa, quando votamos o projeto do Executivo para viabilizar a área. A Câmara aprovou o projeto arquitetônico em parceria

com o Governo Federal”, disse o vereador.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o contrato com a empresa responsável pela execução

do projeto foi rescindido,  devido esta ter alegado falta de condições para prosseguir com os trabalhos, por causa do atraso no repasse federal.

Ainda de acordo com a Semus, a obra passará por novo processo licitatório, para, após isso, ser dada continuidade

à construção, que se encontra abandonada desde 2016.

A solicitação de Pavão Filho quer uma mobilização da bancada federal para pressionar o governo repactuar essa parceria.

O parlamentar pedetista defende ser esse um projeto de interesse popular, já que, São Luís, com mais de um milhão de habitantes, não possui uma maternidade pública municipal.

“A cidade dispõe de poucas unidades de saúde que realizam partos, pré-natais e outros procedimentos similares, o que dificulta a assistência às gestantes, ocasionando aborrecimentos, constrangimentos, demora no atendimento e risco de vida, tanto para o bebê quanto para a mãe” ressalta o vereador.

Juan Alejandro

—————————

Marquinhos Silva  vai conceder Moção de Aplausos ao jornalista Diego Emir

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, com informações e notícias da cidade de São Luís, o vereador Marquinhos Silva (DEM) encaminhou ao plenário da Câmara requerimento, concedendo uma Moção de Aplausos e Congratulações ao jornalista e radialista, Diego Emir.

O vereador justifica a honraria como gratidão pelo empenho e dedicação com a informação prestada, pautadas com responsabilidade e presteza, propagada ao bem comum aos cidadãos ludovicenses.

Ainda em sua mensagem enviada a Câmara, o vereador classificou Diego Emir como um grande contribuinte do legislativo municipal.

O parlamentar também lembrou a passagem natalícia, parabenizando o  comunicador, que  completou de 30 anos de vida no dia 2 de abril deste ano.

“Essa homenagem ao radialista Diego Emir é justificada por ele ser um grande profissional na área de comunicação, e do jornalismo”.

Em virtude disso, ganhou respeito em toda São Luís. “Estamos reconhecimento à importância de comunicador que desenvolve um grande  trabalho e leva a informação com responsabilidade e credibilidade, aos seguimentos da imprensa”, esclarece o vereador.

“O Diego, graças Deus, completou no inicio do mês, mais um ano de vida, por isso também aproveitamos essa oportunidade para nos congratular, parabenizar, desejando a ele, tudo de bom, e que o senhor nosso Deus, continue abençoando ele e a sua família” completou Marquinhos Silva.

Nascido em São Luís em 1989, Diego Emir é graduado em comunicação social, pós-graduado em marketing político e comunicação eleitoral.

Atuou em cargos importantes como membro do DCE e Conselheiro Universitário da instituição, se especializando em coberturas jornalísticas de políticos na capital e no interior do estado, desde o anos de  2012.

Atualmente o jornalista e radialistaé correspondente do jornal O Estado de São Paulo, rádio Nova FM, além de outros veículos de comunicação como Tv Guará, O Imparcial.

————————-

Fátima Araújo participa da inauguração do Poço no Residencial João Alberto

A vereadora de São Luís Fátima Araújo (PCdoB) participou da inauguração do Poço Artesiano construído no Residencial João Alberto, localizado no Complexo de comunidades do Santo Antônio/Pirapora. O poço, que tem 110 metros de profundidade, foi construído pelo Governo do Estado após solicitação da vereadora Fátima através de uma indicação aprovada na Câmara Municipal de São Luís.

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), realiza um sonho antigo dos moradores daquele bairro, que sofreram com a falta de água por 14 anos. Com a inauguração do poço o governo do Maranhão proporciona abastecimento de água com qualidade para centenas de moradores do bairro.

O novo poço, possibilita melhorias no abastecimento de água para a população do bairro e terá vasão de 20 mil litros de água por hora. A obra custou R$ 163.225,89.

Para a vereadora Fátima Araújo, a inauguração do povo é mais um sonho da população sendo realizado com muito trabalho. “Estou muito feliz, foram 14 anos de sofrimento deste povo, e eu sofria junto com essas pessoas, principalmente com o passar do tempo. Mas hoje através do programa Água para Todos, do Governo do Estado, com apoio do nosso deputado federal Márcio Jerry, e empenho do presidente da Caema, Carlos Rogério, além das constantes buscas do presidente da Associação, Edilson Gomes, que sempre esteve na luta comigo. Agradecer a Deus e aos moradores que sempre acreditaram, mesmo sofrendo, sempre acreditou em nossa luta, e graças ao governador Flávio Dino, nossa solicitação foi atendida através de uma Indicação de minha autoria”, destacou a vereadora muito emocionada.

Carlos Rogério destacou a importância de mais uma obra em sua gestão à frente da Caema como presidente. “Estão de parabéns os moradores do Residencial João Alberto, em especial a vereadora Fátima Araújo, que foi uma guerreira por este momento aqui. Ela reuniu várias vezes com a gente, esteve com vários líderes comunitários na Caema e cobrou sempre esta obra para a população. Mesmo com dificuldades, tomamos as providências e estamos felizes por realizar o sonho de centenas de famílias com água na torneira. Pedimos para que a população zele por essa água, e que faça o uso, mas de força racional não desperdiçando o líquido mais preciso do planeta”, disse.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Residencial João Alberto, Edilson Gomes, o momento é de felicidade total. “No momento a sensação é de gratidão. Gratidão em primeiro lugar a Deus, à vereadora Fátima Araújo, ao governador Flávio Dino, ao presidente da Caema, Carlos Rogério e ao deputado federal Márcio Jerry. Agradecer às nossas autoridades por realizar este sonho ao fazer o projeto sair do papel após 14 anos. Agora a missão é cuidar do poço e não desperdiçar água”, enfatizou Edilson.

Estiveram presentes autoridades estaduais, municipais e federais, além de lideranças políticas e comunitárias da região e moradores do bairro, principais beneficiados com a construção do Poço Artesiano.

Fotos> Paulo Caurá/JR Celedônio