Imagem do dia – Neto Cruz e Zé Raimundo Rodrigues

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

IMG_3194

Hoje a tarde, tive a honra de poder compartilhar alguns minutos na presença do mito José Raimundo Rodrigues, O Zé Raimundo.

Como ex-dançarino de Dança Portuguesa, sinto falta do Terreiro Raízes, projeto cultural da época de São João idealizado por Zé. Mas, parece que vem novidades no ano  que vem. Vamos aguardar…

Segue um breve histórico de Raimundo, copiado do site Wikipédia:

MATV (leia-se Maranhão TV) é um programa de televisão brasileiro exibido no estado do Maranhão desde 1984, que tem como apresentador o jornalista José Raimundo Rodrigues, mais conhecido como Zé Raimundo.

O programa foi exibido inicialmente pela TV Cidade, de 1984 a 1990. Com o surgimento da TV Mirante, o programa foi transferido para lá e foi apresentado entre 1990 a 1991. Com a troca de afiliação da TV Difusora com a TV Mirante (na época, a Difusora era afiliada a Rede Globo e a Mirante ao SBT), o programa foi novamente transferido, desta vez, para a TV Difusora.

Em 2011, Zé Raimundo abriu a Produtora Raízes do Maranhão, que passou a ser responsável pela produção do programa, deixando a TV Difusora apenas com a exibição. A produtora também é responsável pela produção do K.now (apresentado pela filha de Zé Raimundo, Karla Bianca), que é exibido na TV Guará. Em 2015, o programa migra para a TV Maranhense.

 

Em 1984, o jornalista José Raimundo Rodrigues, mas conhecido como Zé Raimundo (então funcionário da TV Difusora), ofereceu aos proprietários da emissora a proposta de criação de um programa que pudesse dar destaque a cultura local, com eventos como o bumba-meu-boi, o reggae, o carnaval e as festas, além de dar destaque para a política e os fatos locais. Porém, a proposta não foi aceita, sendo alegado que a programação da Rede Globo não dava muito espaço para produções locais.

Zé Raimundo então se demitiu da emissora, e foi para a TV Ribamar (antecessora da atual TV Cidade, na época, única concorrente de peso da TV Difusora). Lá, a sua proposta foi aceita, e a partir daí, iniciou-se a produção do MATV. O MATV foi exibido pela primeira vez em 1984, como um programa de variedades (formato atual do programa). Nas chamadas do programa, Zé Raimundo ainda se fazia valer da frase: “Sorte a nossa, azar o deles”, em resposta a TV Difusora.

Em 1990, o programa vai para a TV Mirante, na época, afiliada ao SBT. Em sua fase na emissora, o programa ganhou um tom mais jornalístico, passando a dar mais destaque as notícias, e não mais as festas. Em 1991, a TV Mirante e a TV Difusora trocam de afiliações: a Mirante torna-se afiliada da Rede Globo e a Difusora do SBT. Com isso, o programa fica novamente sem ter espaço na programação, o que levou Zé Raimundo a transferi-lo para a TV Difusora.

Com a transferência para a TV Difusora, o programa voltava a focar novamente na cultura maranhense, dando destaque para os eventos que aconteciam no estado. Além disso, pela primeira vez, o MATV era exibido diariamente, de segunda a sexta ao meio-dia, horário em que ficou por 18 anos. Após esse período, o horário do programa passou para os sábados, às 10 da manhã.

Em 2011, Zé Raimundo abriu a Produtora Raízes do Maranhão, que passou a ser responsável pela produção do programa, deixando a TV Difusora apenas com a exibição. Além disso, a produtora também é responsável pela produção do K.now (apresentado pela filha de Zé Raimundo, Karla Bianca), que é exibido na TV Guará.

Em 2012, Zé Raimundo foi afastado da TV Difusora por ter exibido sem autorização judicial no programa Difusora Agora o vídeo da “Milícia 36”, que acusava o então candidato a eleição para a Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PTC), de estar armando uma milícia com líderes militares para derrubar o então candidato a reeleição, João Castelo (PSDB), do poder. Com isso, a TV Difusora foi multada pela Justiça Eleitoral em R$ 200.000,00, o que levou Zé Raimundo a ser afastado da emissora.[1]

Após o afastamento de Zé Raimundo, o Difusora Agora foi extinto, porém, o MATV continuou no ar. Em fevereiro de 2013, após 22 anos na TV Difusora, José Raimundo Rodrigues foi contratado pela TV Guará. Com isso, o MATV passou a ser apresentado na emissora desde então.[2]

Em 1º de abril de 2015, Zé Raimundo anuncia durante o MATV daquele dia que estava deixando a TV Guará, sendo portanto, o programa extinto na emissora. A re-estreia do mesmo ocorreu em 18 de maio, pela TV Maranhense.

Comentários

Comentários