A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (14), mandado de prisão preventiva e definitiva contra o ex-prefeito de Paço do Lumiar, Manoel Mábenes Cruz da Fonseca. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara de Paço do Lumiar e cumpridas no município de Tutóia, onde o ex-gestor se encontrava. A PF informou que a prisão não faz parte de uma operação, sendo apenas o cumprimento de um mandado judicial.
Em 2017, Mábenes foi condenado por crime de responsabilidade, após ter suas contas referentes ao ano de 2003 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Ministério Público do Maranhão (MPMA) apontou diversas irregularidades em sua gestão, como a falta de processos licitatórios em contratos de serviços essenciais, como coleta de lixo e fornecimento de materiais. Além disso, foram encontradas evidências de fragmentação de despesas e emissão de notas fiscais fraudulentas.
Como resultado, o TCE determinou a devolução de R$ 614 mil ao erário e aplicou multas que totalizam R$ 245 mil. A prisão de Mábenes ocorre após o cumprimento dessas sanções e reforça o compromisso das autoridades com a responsabilização por atos administrativos irregulares.