Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil de Carutapera prendeu Marcelo de Oliveira Ferreira, conhecido como ‘Marcelo do Mercado’, candidato a vereador pelo PSD. A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por furto, expedido em 12 de julho de 2019, e ocorre a cerca de 345 km de São Luís.
Marcelo era um dos sete candidatos em diferentes municípios do Maranhão que tinham mandados de prisão abertos. Segundo o delegado Alisson Guimarães, a prisão foi motivada por informações divulgadas pelo portal G1, que alertaram sobre a situação do candidato. “Após a publicação, iniciamos diligências e, minutos depois, Marcelo compareceu à delegacia em busca de informações, sendo preso em razão do mandado”, explicou o delegado.
O mandado de prisão contra Marcelo foi emitido pela comarca de Ananindeua, no Pará. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para a Unidade Prisional de Godofredo Viana e agora está à disposição da Justiça. Embora a legislação brasileira permita que pessoas com mandados de prisão concorram às eleições, elas podem ser detidas se localizadas, exceto entre o próximo sábado (21) e 8 de outubro, período das eleições.
Até a última quinta-feira (19), seis candidatos a vereador e um a vice-prefeito no Maranhão estavam com mandados de prisão em aberto, com crimes que variam de falta de pagamento de pensão alimentícia a furto. Mesmo assim, todos os candidatos permanecem como ‘concorrendo’ nas eleições no sistema do TSE, enquanto constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como alvos de detenção.