Cinco candidatos a vereador de São Luís, que haviam formalizado seus pedidos de registro junto à Justiça Eleitoral, foram retirados da disputa nas últimas semanas. Três deles renunciaram às suas candidaturas, enquanto outros dois tiveram seus registros cancelados pelos respectivos partidos. A decisão de cancelar um pedido de registro ocorre quando o partido decide retirar o filiado da corrida eleitoral, segundo informações da Justiça Eleitoral.
Entre os candidatos que já aparecem como ‘inaptos’ no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está Anibal Lins, do Avante, que renunciou à sua candidatura. Em seguida, a candidatura de Creuzamar, do PT, também aparece como inapta. Creuzamar desistiu de concorrer ao cargo de vereadora para disputar a vice-prefeitura na chapa de Duarte, do PSB. O pedido de registro para a candidatura a vice ainda está aguardando julgamento pela Justiça Eleitoral.
Além desses, Josué Amorim, do PT, e Mingos Salazar, também do PT, têm seus registros de candidatura cancelados no sistema “Divulgacand”. O partido político foi responsável por retirar os nomes desses candidatos da disputa. Por fim, Silvino Abreu, do Avante, é o terceiro candidato a renunciar à sua candidatura. O sistema da Justiça Eleitoral não fornece detalhes sobre os motivos das renúncias ou cancelamentos de registro.