Durante o período de janeiro de 2023 a julho deste ano, mais de 320.000 indivíduos no Maranhão foram contemplados com remédios sem custo para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção por meio do Programa Farmácia Popular. Houve um aumento expressivo em comparação aos 188.000 beneficiados em 2022. Com a expansão da gratuidade em julho, outras 15,6 mil pessoas passaram a ter acesso a medicamentos para colesterol elevado, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Atualmente, o programa disponibiliza 95% dos remédios e materiais gratuitamente, tendo beneficiado 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês.
Até o dia 10 de agosto, os remédios mais solicitados nas farmácias credenciadas em todo o território nacional foram:
• Sinvastatina 20 mg (38,8 mil indivíduos atendidos), indicado para controlar o colesterol elevado;
• Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pacientes atendidos), utilizado no tratamento da doença de Parkinson;
• Budesonida 50 mcg (12,1 mil beneficiados), recomendado para tratar a rinite.
Desde o mês de julho passado, a população passou a ter acesso gratuito a esses medicamentos. Com um investimento de R$ 35,5 milhões, o Ministério da Saúde conseguiu atender a mais de dois milhões de indivíduos.
O programa Farmácia Popular disponibiliza 41 produtos, incluindo remédios, fraldas para idosos e absorventes. Antes da alteração recente, apenas os medicamentos destinados a pacientes com diabetes, pressão alta, asma, osteoporose, anticoncepcionais e os absorventes eram oferecidos gratuitamente.
O Ministério da Saúde costumava cobrir 90% do valor de referência dos medicamentos para os cidadãos, que arcavam com o restante de acordo com os preços da farmácia. Com a nova medida, 95% dos medicamentos e insumos podem ser obtidos sem custo, abrangendo 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, o que amplia o acesso à saúde para toda a população brasileira.