O prefeito Eduardo Braide iniciou, nesta terça-feira (4), as obras na rotatória do São Francisco, fruto de mais uma intervenção do programa Trânsito Livre, após a formalização da Ordem de Serviço que autorizou o início dos trabalhos na região. As intervenções serão executadas pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio das secretarias municipais de Inovação e Projetos Especiais (Semispe), Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e do Instituto da Paisagem Urbana (Impur).
A iniciativa, que já melhorou a mobilidade urbana em vários pontos críticos da cidade, promete novamente acabar com o congestionamento em um dos locais de maior fluxo viário da capital. Com recursos no valor de R$ 2.675.548,39 provenientes do Tesouro Municipal, a intervenção se une às mais de 400 obras em andamento, simultaneamente, em toda São Luís.
“Felicidade de iniciar mais uma obra em nossa cidade. Com as obras do Transito Livre, desafogamos o fluxo de veículos, permitindo que as pessoas cheguem mais rapidamente aos seus destinos. Estamos comprometidos em concluir esta obra rapidamente, aproveitando a diminuição das chuvas e o empenho de nossas equipes. Isso significa que, em breve, não veremos mais as cenas de congestionamento que tanto nos incomodam. Esta obra não apenas resolverá problemas de tráfego, mas também embelezará nossa cidade, proporcionando mais qualidade de vida para todos”, disse o prefeito Eduardo Braide, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, e de seu secretariado.
Para o secretário da Semosp, David Col Debella, “o prefeito tem esse olhar criterioso para que possamos viver numa cidade em que a gente gaste menos tempo no trânsito e a população tenha mais qualidade de vida”, ressaltou o titular da Semosp.
Também estavam presentes os secretários municipais Érica Garreto (Semurh); Carolina Mitri (Semus); o presidente do Impur, Walber Filho; a presidente do Ipam, Manuella Oliveira; o diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas (PSD); os vereadores Karla Sarney (PSD), Domingos Paz (DC) e Marcos Castro (PMN); o deputado estadual, Osmar Filho (PDT); a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; a coordenadora do Distrito da Vila Esperança do Tirirical, enfermeira Fátima Sales; além de trabalhadores civis, servidores e lideranças políticas e comunitárias.
Ciclovia
Conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Braide na solenidade, pelo projeto está prevista também a construção de uma ciclovia que conectará o bairro São Francisco à ciclovia já existente no Renascença, especificamente na região da Lagoa da Jansen. Inicialmente, a iniciativa contempla a construção da ciclovia ao longo da Avenida Castelo Branco, o que proporcionará aos ciclistas uma rota segura e acessível nessa área da cidade.
“Esta obra trará algo muito significativo: a construção de uma ciclovia tão solicitada nesta região. Futuramente, toda a Avenida Castelo Branco terá uma ciclovia no canteiro central, proporcionando uma opção segura para os ciclistas. Também faremos a interligação com a ciclovia da Lagoa da Jansen”, explicou Braide.
Alteração no Trânsito
Em função das modificações que serão implementadas, o trânsito da rotatória do São Francisco e entorno passará por alterações. As mudanças decorrem do novo traçado geométrico que será implantado no local, além de outras ações viárias que incluem nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, que trará melhor fluidez.
Durante a fase inicial da obra, apenas os motoristas que seguem da Avenida Castelo Branco em direção à Avenida Ana Jansen serão direcionados a fazer um retorno pela Avenida Coronel Colares Moreira, em frente ao Hipermercado Bom Preço. À medida que a obra avança e novos trajetos são estabelecidos, todas as mudanças serão comunicadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de São Luís.
Ainda na solenidade, o prefeito Eduardo Braide anunciou melhorias nas condições dos vendedores de frutas que atuam em frente ao Hipermercado Bom Preço, uma presença tradicional na região, reconhecida pelos moradores de São Luís. “Vamos padronizar as barracas e aumentar o espaço disponível, mantendo a tradição e o respeito por aqueles que vendem suas mercadorias há anos no local”, pontuou.
Durante as mudanças, a SMTT adotará medidas para minimizar os transtornos durante o período das obras na região do São Francisco. Assegurando a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres, a secretaria vai demarcar todo o local e intensificar a presença dos agentes de trânsito.
“Estamos comprometidos em reduzir ao máximo os transtornos durante as obras. Para isso, agentes de trânsito irão organizar o fluxo de veículos e orientar os motoristas, assegurando mais segurança para todos”, declarou o secretário da SMTT, Diego Rodrigues.
Trânsito Livre
Implantado pelo prefeito Eduardo Braide, o programa Trânsito Livre tem mudado para melhor o tráfego em São Luís. Várias intervenções já foram entregues, a exemplo da rotatória da Polícia Militar no Calhau, bem como a Avenida dos Holandeses, onde foram substituídas a antiga rotatória nas proximidades dos shoppings do Automóvel e Golden, além do antigo retorno do Caolho; no bairro Cohafuma, nas proximidades da Assembleia Legislativa do Maranhão; na antiga rotatória da Cohab; e do retorno da Uema.
Além das intervenções em rotatórias importantes, o programa já realizou melhorias em outras localidades da cidade, como no trecho da região da Pedra Caída, que conecta os bairros Bequimão, Cruzeiro do Anil e Angelim; na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com a construção da terceira pista, que vai do Roque Santeiro ao Angelim; na Avenida São Marçal, no João Paulo, entre outras. Também integram o programa, o asfaltamento e a drenagem profunda nas avenidas e vias importantes da Zona Rural.