A vereadora Fátima Araújo (PCdoB), recebeu na tarde desta quarta-feira, 24, da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o título de cidadã ludovicense. O Decreto Legislativo, aprovado pelos parlamentares por unanimidade, é de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), e foi entregue durante sessão solene, no plenário Simão Estácio da Silveira.
Ao abrir a solenidade, o chefe do Legislativo fundamentou sua iniciativa destacando a trajetória de superação da colega de parlamento e sua significativa contribuição para o desenvolvimento da capital maranhense desde sua chegada.
“Esta sessão solene é um reconhecimento da Câmara aos que contribuem com o crescimento da nossa cidade. Nossa homenagem é muito justa, pois a Fátima, que é de uma família humilde do interior do Estado, veio para São Luís, e, com muito esforço, ganhou o respeito e admiração de todos nós no campo comunitário e político”, relatou Paulo Victor.
Fátima Araújo acompanhou a cerimônia ao lado do filho Raimundo Lima de Araújo, que representou os demais membros da família na mesa dos trabalhos.
Após receber a honraria, ela discursou bastante emocionada. A vereadora disse que estava grata com a homenagem e feliz em se somar com os mais de 1 milhão de habitantes da capital maranhense.
“É muito gratificante receber essa homenagem. Nós, que estamos aqui diariamente, representando mais de 1 milhão de pessoas. Uma gente acolhedora, honesta e trabalhadora. Eu nunca imaginei que poderia receber algum dia desta Casa, o título de cidadã ludovicense. Agradeço ao presidente Paulo Victor em proporcionar esse momento que estará guardado pra sempre na minha memória afetiva”, agradeceu.
Transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, a cerimônia contou ainda com a presença do 3º SGT PM Wellington Nogueira Neves, do 6° Batalhão de Polícia Militar do Maranhão; do pastor José Ribeiro; e dos vereadores Jearlysson Moreira (Avante) e Astro de Ogum (PCdoB).
Biografia resumida
Fátima Lima de Araújo, 59 anos, é natural do povoado Lagoa Seca, no município de Lago da Pedra (MA). Casada, mãe de 3 filhos e avó de 2 netos, reside há mais de 30 anos na Vila Nossa Senhora da Conceição, no bairro João de Deus.
Fundou o Instituto Solidariedade e Ação (ISA), que há quase três décadas promove ações sociais e a entrega de cestas básicas para comunidades carentes da capital. O ISA realiza eventos carnavalescos e juninos, comemora os Dias das Mães e das Crianças e promove o Natal Solidário, em mais de 10 bairros, além de outras ações que beneficiam a população de São Luís.
Em 2014, durante 3 meses, assumiu o cargo de vereadora, após ficar como suplente na eleição de 2012. Militante do PCdoB, em 2016, se candidatou novamente e foi eleita com 4.892 votos, sendo reeleita em 2020, com 5.446 votos.
Em ambas as eleições, a “Pequena Guerreira”, como é carinhosamente chamada pela população, teve votação expressiva na região do complexo de bairros do João de Deus: Vila Conceição/João de Deus, Pirapora, Residencial João Alberto, Vila Lobão, São Cristóvão, Santo Antônio, Jardim Conceição, Anil, São Bernardo, Lago Azul e Aurora, além de receber votos em outros bairros da capital.
Ao longo do seu primeiro mandato na Câmara Municipal, foram aprovados vários projetos de lei, requerimentos e indicações de sua autoria, beneficiando grande parte da população carente da capital. Desde o início de sua vereança, vem realizando vários projetos sociais nas comunidades, tais como: Viva Mais Saúde, Educar para Vencer, Tocando Sonhos, Sonho na Ponta dos Pés e Atleta Cidadão.
Em toda sua carreira política, Fátima sempre teve como filosofia, a união. Costuma afirmar, em seus pronunciamentos políticos, que “seu sonho nunca foi ter poder, mas em poder ajudar às pessoas carentes da sua cidade”. Segundo ela, “sonho que se sonha só, não vira realidade, entretanto, sonho que se sonha em conjunto, se torna real”.