A sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), tem mobilizado ministros do próprio tribunal, que tem feito campanha por sua aprovação com senadores.
Além de Gilmar Mendes, que como informou o colunista Lauro Jardim está ligando para os senadores, também estão atuando firmemente nos bastidores Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Esses magistrados estão telefonando para presidentes de partido e parlamentares de centro-direita, considerados mais “moderados” – ou seja, aqueles que não estão entre os bolsonaristas radicais –, para dar “depoimentos pessoais” em favor do ministro da Justiça de Lula, conforme a equipe da coluna apurou com três fontes que acompanham de perto as discussões.
Mas, segundo relatos, os magistrados têm ouvido falar que o nome de Dino enfrenta resistência dentro do Senado, onde a bancada conservadora pretende dificultar o caminho do ministro e revisitar episódios para tentar constrangê-lo.
Fonte: O Globo