Texto: Isaías Rocha
O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou Requerimento nº 442/23 pedindo à Mesa Diretora da Câmara Municipal (CMSL) que encaminhe ofício à Prefeitura de São Luís requerendo estruturação da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, especialmente na área Itaqui-Bacanga, zona rural da capital maranhense.
No documento, o parlamentar frisou que o objetivo é garantir um conjunto de ações que proporcionam a detecção de mudanças nos fatores determinantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
Em sua justificativa, Marlon Botão explica que seu pedido contribui para reforçar as ações de vigilância em saúde da população ludovicense com foco nos poluentes atmosféricos, estudando a qualidade do ar e visando instituir medidas de promoção da saúde, de prevenção dos fatores de risco e redução de agravos.
“É preciso apresentar soluções práticas, principalmente, aos mais de 250 mil habitantes da região do Itaqui-Bacanga que sofrem com a poluição do ar, da água e com a falta de saneamento básico. Por isso, acredito que a estruturação da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde pode ser uma medida importante”, justificou o parlamentar.
O pedido de providências foi direcionado ao prefeito Eduardo Braide (PSD), com cópia ao secretário Joel Nunes, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para analisar a solicitação.
Com a leitura da matéria em plenário, na sessão ordinária do dia 31 de outubro, a Mesa Diretora da Casa enviou ofícios ao órgão responsável para que possa atender à reivindicação do parlamentar junto aos moradores da cidade.