O atual presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), já havia prometido que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo da capital seria instalado, o que finalmente aconteceu.
Os parlamentares decidiram abrir a caixa preta dos contratos entre a classe empresarial e a Prefeitura de São Luís, visto que sempre há uma espécie de achaque para forçar o aumento das passagens.
O movimento resultou de uma apresentação do vereador Chico Carvalho (PROS) e que será publicado no Diário Oficial da Câmara com previsão para esta quinta, 25.
Compõem como membros titulares da Comissão do Transporte Público de São Luís os vereadores: Francisco Carvalho, Marquinhos, Álvaro Pires, Octávio Soeiro e Astro de Ogum.
O objetivo central da CPI será analisar a Licitação e o Contrato de concessão aos empresários para operarem o sistema de transporte público de São Luís.
O assunto promete render e gerar desdobramentos, como uma nova licitação que expurgará as empresas que atuam há anos em SLZ.
Há quem diga que será uma prova de fogo pela qual passará o prefeito Eduardo Braide, visto que desde Tadeu Palácio há uma espécie de “simbiose” entre os empresários e o ocupante da Sala Fria do La Ravardière.
Mas isso é outra história…