A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS), disponibilizou equipes formadas por técnicos de enfermagem e Agente de Endemias (ACE), para dar suporte à pesquisa sobre o covid-19/ inquérito sorológico. A pesquisa encabeçada pela UFMA e SES, tem como objetivo traçar uma dimensão da taxa de infecção e estimar a prevalência de anticorpos e imunidade coletiva.
Além do ato da coleta do material (sangue), os profissionais designados pela da SEMUS, repassaram informações e dados técnicos sobre o município, e ainda, prestaram apoio na orientação geográfica ao grupo de pesquisa, facilitando o acesso às áreas visitadas no Maiobão, local escolhido pelos responsáveis para o inquérito sorológico. Cumprindo exigências da pesquisa, a coleta do material foi feita a cada 5 casas visitadas, após convite a um membro da família para participação na pesquisa.
Ao todo, foram feitas 34 coletas na área do Maiobão, entre os dias 19 e 22 deste mês. As coletas e os questionários foram repassados a SES e UFMA para serem analisadas, processadas cujo resultado do inquérito deverá ser divulgado em breve pelo Governo do Estado. Em Paço do Lumiar, o resultado de cada coleta será entregue pelo ACE ao participante, após análise, laudo e resultado expedido via LACEM.
“Esta é a segunda vez que prestamos este tipo de apoio. No primeiro inquérito, devido às medidas aplicadas pela SEMUS, Paço apresentava a menor taxa de crescimento para Covid-19 (5,7%) entre todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Para alcançar o objetivo final do inquérito, é de suma importância somar aos esforços das equipes da UFMA e SES, proporcionar todo o aparato necessário e disponibilizando técnicos capacitados de realizar este trabalho da coleta, beneficiando a todos ao final da pesquisa”, ressaltou o secretário de Saúde de Paço do Lumiar, João Muricy.3
Veja: