Um informante bem posicionado do Blog do Neto Cruz esteve nesta quinta-feira (26) no Ministério Público de Paço do Lumiar e apurou que a UPA não vai funcionar. Segundo apurou a fonte, a secretária de saúde do município, Soraya Santana, esteve com a promotora Gabriela Tavernard, alegando que não tinha recursos para inaugurar a UPA, após reclamações de populares que querem saber em que pé está a execução da obra.
A promotora teria solicitado que a secretária providenciasse um carro de som e convocasse a população para uma reunião e explicasse que a obra não seria finalizada, pelo menos nessa gestão.
A promotora ainda teria advertido a secretária de saúde sobre o evento que aconteceu no último sábado, no Viva Maiobão. Tem dinheiro pra festa e não tem para conclusão de obras paradas no município?
É notório que a nova “equipe” que se instalou em Paço não têm o jogo de cintura, tato político e boas relações em Brasília como o “Mago Veio” Domingos Dutra.
O blog apurou que o prefeito estava articulando uma gestão compartilhada e uma forma do município ter uma contrapartida menor para inaugurar e manter a UPA. Esse problema Pindoba tenta resolver desde que assumiu, mas falta competência e conhecimento a ela e à trupe que hoje administra Paço do Lumiar.
Ela não tem dinheiro para inaugurar a UPA, mas tem para inchar a folha de pagamento com gente que nunca tinha colocado os pés no município. Quem o deputado [Adelmo Soares] manda, ela coloca na folha. Todo dia chega uma lista no celular do Anderson, sobrinho de Adelmo e do Jamerson – que já recebeu a alcunha de “Jaminho 30” – de nomes para serem incluídos na folha. Vale frisar que as sinecuras são de R$ 4 mil pra cima. Num município carente como Paço do Lumiar, onde não tem remédio nos postos, merenda escolar, saneamento básico e trabalho para a população, como pode ocorrer esses absurdos?
Que o MP e os vereadores saibam agir diante de tanta falta de respeito com o dinheiro público.
Pindoba, “Jaiminho 30” e Anderson já afirmaram em reuniões que a relação da Prefeitura agora é outra com o MP de Paço do Lumiar, “muito amigável e amistosa”. Tudo porque Pindoba fez uma visita à promotora dra Gabriela Tavernard no começo da gestão quando foi tirar carta de seguro para não se responsabilizar por nada da prefeitura nos primeiros meses.
“Pindoba disse que na reunião com a dra Gabriela ficou claro que a promotora não tem nada contra ela, e sim contra Núbia. Como Nubia não está mais na gestão, a Promotoria não vai mais se intrometer, exigir o impossível e perseguir a prefeitura como fazia no governo Dutra. Ela [Pindoba] disse que o MP não é mais uma preocupação”, navalhou uma fonte do blog como sempre muitíssimo bem posicionada.
“Com certeza, o município não tem dinheiro para manter funcionando a UPA. Teria que colocar em torno de um milhão por mês, se receber alguma coisa da União/Estado, pois é aproximadamente um milhão e 400 mil mensais os custos”, analisa um consultor do Blog.
Tentamos contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, sem sucesso.
O espaço está aberto para esclarecimentos.