Para Aristóteles “a arte imita a vida”, sendo a arte uma técnica estratégica usada para vencer os empecilhos que sozinha a natureza tem dificuldades para superar, demonstrando com isso que o homem ético e político age com prudência, enquanto o técnico/artista age com habilidade através da licença poética que lhe é concedida.
Já para Oscar Wilde “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”, se pensarmos pelo lado prático trata-se de uma teoria verdadeira, uma vez que o melhor vendedor de um produto é a personagem de novela, filme ou teatro. No Brasil existe um certo culto às celebridades, logo, uma grande quantidade de pessoas deseja imitar o que elas têm, usam, ou fazem, fazendo com que o discurso de Wilde tome uma certa força, mas essa é uma discussão que cai no velho ditado “…é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho? ”.
Em Paço do Lumiar, acompanhamos as máximas do filósofo grego e do influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Núbia Dutra, após lembrar das noites em que assistiu a novela “O Outro Lado do Paraíso”, decidiu aplicar a mesma estratagema utilizada por Sophia, interpretada pela grande diva Marieta Severo. Sophia pediu a interdição de Clara (Bianca Bin), para poder explorar as jazidas de esmeraldas deixadas pelo seu falecido pai.
É fato público e notório que Núbia pediu ontem (20) a interdição do seu marido, Domingos Dutra, conforme documento abaixo:
Na trama da novela, Sophia conseguiu “enquadrar” Clara. Quem não lembra?!
Quando o indivíduo não tiver o adequado discernimento para exercer autonomamente os atos da vida civil, ou simplesmente não puder exprimir suas vontades sozinho, então é aconselhável que os familiares promovam sua interdição, para poder administrar seus bens e responsabilidades, diz o site Jurisway.
Sem perceber, ou não, Núbia colocou no colo de Paula da Pindoba o mandato de prefeita, uma vez que interditado fica evidenciado que o mesmo não tem condições de comandar o município e a Câmara Municipal terá que dar posse a Paula, de forma definitiva. Neusilene entregou os pontos e lançou por terra suas mentiras ditas durante entrevistas a programas de rádio, de que o prefeito estaria em plenas condições de voltar ao cargo de prefeito. Resta agora saber qual juiz dará para Núbia o aval de administrar os bens de Dutra.
É aguardar e conferir…