O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, que neste ano completa 60 anos de AMOR PELO MARANHÃO, vai abrilhantar os ensaios itinerantes, realizados neste sábado, dia 04 de maio. O primeiro acontecerá ás 20h, na sede do Boi da Lua, João Paulo e em seguida, ás 23h, o batalhão mais famoso do estado, vai fazer a festa com o Boi Lendas & Magias, na Praça do Desterro, Centro Histórico de São Luís.
Neste ano, o Boi de Axixá completa 60 anos de história, e sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.
Segundo a presidente do grupo, Leila Naiva, várias surpresas estão sendo guardadas a sete chaves, e que serão mostradas nos arraiais deste ano. “Neste ano, estamos preparando várias surpresas. Sem sombras de dúvidas, o público vai amar. São 60 anos de histórias. São 60 anos de Amor pelo Maranhão”, disse.
A GRACIOSIDADE DAS ÍNDIAS DO BOI DE AXIXÁ
Com charme, beleza dão show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.
Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 60 anos pelo saudoso Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.
O GINGADO DOS VAQUEIROS (AS) DO AXIXÁ
A cada apresentação é notório ver o gingado dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.
ENSAIO ITINERANTE
O ensaio itinerante demonstra a União de todos os grupos folclóricos do Estado, onde cada brincadeira se disponibiliza a participar dos eventos do outro grupo em datas pré-agendas, abertas ao público em geral para prestigiaram.
HISTÓRIA DO BOI DE AXIXÁ
O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.