Gutemberg Araújo visita Maternidade Maria do Amparo para checar a retomada integral dos serviços
Responsável por levar o problema da maternidade Maria do Amparo à Câmara Municipal de São Luís, o vereador Gutemberg Araújo (PRTB) visitou a unidade de saúde, localizada no bairro Anil, na manhã desta segunda – feira, 1. O vereador estava do presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT). Os dois parlamentares puderam constatar que os serviços da unidade, que voltou a funcionar no dia 18 de março, estão funcionando integralmente.
Depois de muita luta e liderar o processo de reabertura da maternidade, Dr. Gutemberg destacou que essa vitória pertence à população maranhense.
“Essa vitória é de todos que acreditam no fortalecimento da saúde, na valorização dos profissionais e no bem estar de todos que residem nesta cidade. Eu estou muito grato a Deus, ao prefeito Edivaldo Holanda e ao secretário Lula Fylho, aos servidores da maternidade, exemplo de solidariedade. Destaco também o apoio fundamental do presidente da Câmara, Osmar Filho, e a todos os colegas vereadores que se empenharam para resolver o problema”, agradeceu Dr. Gutemberg.
A Maria do Amparo é responsável por 11% dos partos registrados na capital maranhense, sendo 100 mil contabilizados ao longo de 37 anos de existência. No final do ano passado, o vereador Gutemberg solicitou emendas na Lei Orçamentária Anual – LOA 2019, para destinar cerca de R$ 1 milhão para a Maternidade Maria do Amparo. Ele foi procurado pelos funcionários da unidade de saúde que relataram o problema.
“Desde o momento da paralisação, procuramos o Dr. Gutemberg. Foi essencial o apoio do nosso amigo vereador para a retomada integral dos serviços. Agradeço, também, ao presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, e demais vereadores, e a total compreensão do secretário municipal de saúde, Lula Fylho. Realizamos em média, 200 partos por mês. Durante esses três meses fechada, 600 mulheres deixaram de ser atendidas. E essa retomada se deu graças ao somatório de forças entre a Câmara Municipal de São Luís e a secretaria Municipal de Saúde. Ação coordenada pelo vereador Dr. Gutemberg que sensibilizou a todos.”, afirma Paulo Henrique Ribeiro, presidente do Centro Assistencial Elgita Brandão, entidade mantenedora da Maria do Amparo.
Emocionada, Brennda Oliveira, que teve seu filho Ícaro, na última sexta-feira (29), na maternidade Maria do Amparo, se diz feliz pelo atendimento. “Fiz todo o meu pré-natal na maternidade. O pai do Ícaro, Diego, nasceu aqui. Fiquei perdida quando soube que a maternidade estava fechada. Quero agradecer de coração ao Dr. Gutemberg e a todos da Câmara”, disse Brennda.
ENTENDA O CASO
A maternidade Maria do Amparo ficou parada durante três meses, e mais de 500 partos deixaram de ser realizados no local. Os serviços de internação foram suspensos em dezembro de 2018, devido aos problemas financeiros. Com os valores repassados pela tabela do SUS defasados, não houve mais como cobrir os custos para a manutenção da instituição.
Assim que retornaram os trabalhos na Câmara Municipal, a primeira preocupação do vereador Dr. Gutemberg foi expor o assunto aos colegas da casa, o que resultou na formação de uma comissão especial formada por vereadores e profissionais da unidade de saúde.
Foram realizadas várias ações do parlamentar até chegar em uma reunião decisiva com a comissão especial, a diretoria do Centro Assistencial Elgita Brandão, entidade mantenedora da casa de saúde, e o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho. Na ocasião, o titular da SEMUS confirmou que a Prefeitura, por meio de convênio com a maternidade, ficará responsável em custear o kit médico – grupo de profissionais formado por um ginecologista obstetra, um médico anestesista e um pediatra, além de acrescer o piso máximo de atendimento.
———————————————
——————————
Honorato Fernandes solicita construção de praça na Vila Nova
Tarcila Mendes
O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou, por unanimidade, durante sessão plenária desta segunda-feira, 1, requerimento de autoria do vereador Honorato Fernandes (PT) solicitando a construção de uma praça com academia ao ar livre no bairro Vila Nova, região Itaqui Bacanga.
No momento em que o requerimento foi posto em discussão no plenário da Casa, o autor da solicitação ressaltou a necessidade da iniciativa, tendo em vista a escassez de áreas de convivência em bairros da capital maranhense.
“Esperamos contar não só com o voto dos demais colegas vereadores para aprovação deste requerimento, mas que medidas como esta, que visam a construção de espaços de convivência, possam ser implementadas cada vez mais no nosso município, que, infelizmente, ainda é muito carente de espaços de recreação e lazer”, disse o parlamentar.
O vereador Marcial Lima (PRTB) também aproveitou o momento de discussão da pauta para parabenizar o vereador Honorato Fernandes pelo requerimento apresentado, ressaltando que a construção da praça representa o sonho de anos para muitas famílias da região.
“Gostaria de parabenizar o vereador Honorato Fernandes pelo requerimento e acrescentar que área Itaqui Bacanga é uma das áreas mais carentes do nosso município desses espaços de lazer. Portanto, um sonho de milhares de famílias da região que pode ser concretizado através do seu requerimento”, disse Marcial Lima.
Aprovada, agora a solicitação será encaminhada por meio de ofício para apreciação do chefe do Executivo Municipal, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o titular da SEMOSP, Antônio Araújo.
——————————
Antônio Garcez solicita recuperação asfáltica no Caratatiua
Nesta segunda feira, 1, o vereador Antônio Garcez (PTC) solicitou ao prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao Secretário da SEMOSP, Antônio Araújo, a recuperação asfáltica da Rua Santa Rosa, no bairro Caratatiua.
O parlamentar atende a uma solicitação dos moradores, que reclamam das péssimas condições da via, causando transtornos e prejuízos aos donos de veículos e, principalmente, aos pedestres.
“Atendemos a um pedido recorrente dos moradores, que reclamavam da situação precária em que a rua estava. O local é repleto de pessoas idosas, tornando-se então, um risco para saúde dos mesmos. Sendo assim, nos solidarizamos e contamos com a aprovação da casa”, afirma o vereador.
Juan Alejandro
————————————————–
Câmara Municipal homenageia o jornalista Juraci Filho
Nice Moraes
O plenário da Câmara de São Luís aprovou Moção de Aplausos e Congratulações, de iniciativa da vereadora Bárbara Soeiro (PSC), ao jornalista e narrador esportivo, Juraci Filho, que celebrou no último dia 18 a marca de 1.500 jogos narrados.
Atualmente, Jura Filho faz parte do quadro de funcionários da Rádio Educadora, ancorando o Programa Roda
Viva, além de apresentar o programa Esporte em Debate, na TV Assembleia.
“Parabenizamos por tamanho feito, pois sabemos que cada narrativa deste significante quantitativo traz a sua paixão e seu desejo de valorização e promoção dos esportistas e do esporte estadual. Que este sucesso seja contínuo e que possamos contar com essa voz narrando muitos feitos, transmitindo alegria aos seus ouvintes, por muitos e muitos anos”, disse Bárbara Soeiro.
Ao finalizar, a vereadora destacou que é um orgulho para a mídia maranhense ter em seu rol de grandes profissionais, o comunicador Juraci Filho, que herdou com exímia notoriedade o DNA de seu pai, o memorável, Juraci Vieira, um dos grandes comunicadores esportivos do Maranhão.
———————————————
Solicitada por Fátima Araújo, Carreta da Mulher realiza centenas de atendimentos no João de Deus
Conhecedora das dificuldades encontradas pelos moradores das comunidades carentes que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB) por meio de indicação, o serviço de itinerância da Carreta da Mulher Maranhense do Governo do Maranhão.
Durante três dias, mulheres do bairro do João de Deus e região foram atendidas de forma integrada na unidade da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, na Praça do João de Deus, em frente à Unidade Integrada Maria José Vaz, no bairro João de Deus, em São Luís. Foram centenas de atendimentos, facilitado a vida de moradores da região.
A ação foi uma realização das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) em parceria com o gabinete da vereadora e Cruz Vermelha Brasileira e ofertou exames de mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A iniciativa faz parte da programação do Março Lilás, campanha dedicada a conscientizar e combater o câncer de colo de útero.
Fátima Araújo abraçou as atividades da campanha Março Lilás, que visam cuidar das mulheres maranhenses. Foram oferecidos 30 exames de mamografia e 120 preventivos por cada dia de ação. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) no bairro Cidade Operária.
O médico obstetra da Maternidade Benedito Leite, Felipe Bryaon, alerta para prevenção do câncer do colo do útero. “A mulher pode desenvolver o câncer de colo do útero se tiver relações sexuais desprotegidas. O único método que previne o contato com este microorganismo é o preservativo. Sexo seguro é sexo com camisinha. Existem métodos hormonais que evitam a gravidez, mas eles não impedem a infecção do vírus HPV”, orientou.
Para a vereadora, a ação social ajudou muitas pessoas, principalmente as mulheres que precisavam fazer o preventivo. “Foi uma ação importante e de grande relevância para nosso povo, que muitas vezes não tem sequer o dinheiro da passagem para ir em busca de um exame e com a Carreta da Mulher isso foi possível. Foi uma ação gigantesca e centenas de pessoas foram atendidas nos mais diversos seguimentos”, afirmou.
Uma das beneficiadas com a ação da Carreta da Mulher Maranhense no bairro João de Deus, Elenice Santos de França, destacou a importância. “Consulto todos os anos com o médico ginecologista e faço o exame preventivo. Acho importante a gente se cuidar. Com a carreta o acesso é mais fácil e rápido”, disse a costureira.
A moradora do João de Deus, Lemilda Oliveira Mendes, participou da roda de conversa sobre prevenção de câncer do colo do útero e de mama e destacou a importância de ações educativas como essa. “Gostei muito desse momento. Aqui a gente recebe a informação e tira dúvidas”, comentou a moradora.
————————————————–
Raimundo Penha apresenta projeto que consolida normas para concessão de Título de Utilidade Pública
O vereador Raimundo Penha (PDT) protocolou na Câmara Municipal de São Luís, junto à Mesa Diretora, um Projeto de Lei que visa consolidar e definir as normas que regem e estabelecem os critérios para o reconhecimento e concessão de Título de Utilidade Pública para as entidades civis, associações, fundações sem fins lucrativos, no âmbito do município de São Luís.
“A lei, na verdade, vem consolidar as diversas regras que mudaram os critérios para a concessão da Utilidade Pública, isso vai facilitar para as próprias entidades, e, também, para a própria Câmara Municipal de São Luís, porque quando se consolida passa a ter uma regra mais clara e dentro dessa mudança estamos propondo entre os critérios a retirada do que, hoje, a Câmara Municipal exige que seja apresentado que é um certificado expedido pelo Ministério Público por meio da promotoria de entidades e fundações. E, pesquisando, não observei essa exigência por parte da Assembleia Legislativa com relação a esse mesmo documento, que é um documento que muitas entidades têm alegado terem dificuldades até mesmo conseguir”, destacou o vereador.
Segundo Raimundo Penha, o documento é exigido mais com o objetivo de celebrar convênios com o município, sendo que, o Ministério Público faz uma inspeção no próprio local, que é um controle muito bom, mas entendo ser desnecessário para concessão do título de Utilidade Pública.
“Acredito que esse documento, hoje, a Prefeitura já exige para celebrar parcerias, fazer a transferência de recursos para a entidade da sociedade civil. Então é mais prudente manter essa exigência em nível do executivo e não do legislativo para concessão do título de Utilidade Pública,” desabafou o parlamentar.
Raimundo Penha observou, também, que os títulos de Utilidade Pública são de fundamental importância para entidades civis, associações, fundações sem fins lucrativos que tem objetivo exclusivo de servir à coletividade desenvolvendo projetos nas mais diversas áreas de atuação, cultural, esporte, lazer, meio ambiente, geração de renda, dentre outros.
O vereador disse ainda que “simplificando os critérios de obtenção do referido Título, tornando mais claro e exequível, suprimindo exigências que muitas vezes tornam impossível a aquisição para entidades preencherem os requisitos necessários a obter o reconhecido do título de Utilidade Pública em nosso município, e, assim, concede logo a credibilidade para que a entidade possa dar continuidade ao trabalho social e educativo a ser desenvolvido em prol do bem comum da sociedade”, ressaltou Penha.