A prefeitura de Santa Rita, por intermédio das secretarias de agricultura, Indústria e comércio e Emprego e Renda, implantou neste sábado (16) a primeira Packing house (Casa de Embalagem ) da região do Munim. Na ocasião estiveram presentes a primeira-dama e prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo, o vice-presidente do SEBRAE – Dr Celso Gonçalo; vereadores de Santa Rita e Bacabeira; Secretários municipais e assessores.
Uma casa de embalagem é uma instalação onde a fruta é recebida e processada antes da distribuição ao mercado. As frutas a granel são entregues na fábrica através de caminhões ou vagões, onde são despejadas em recipientes para recebimento e classificadas em termos de qualidade e tamanho. (Wikipédia)
O prefeito Hilton Gonçalo, resolveu capacitar e profissionalizar a produção local, focando exclusivamente nas comunidades com potencial agrícola. Em Santa Filomena (antiga fazenda da Ypioca) as primeiras operações, devem trabalhar com o processamento de manga, juçara, farinha e bacuri, e assim, desenvolver um modelo para outras localidades, além de aproveitar alguns galpões já existentes na localidade.
“Um dos maiores exemplos de trabalho com Packing House está em Petrolina (PE) lá existem estruturas de Packing house estrategicamente localizadas no vale do São Francisco, onde se encontra 90% da produção de manga no Brasil, com forte influência na exportação para países da Europa.” – Destacou Dr Celso Gonçalo.
“A implantação de uma Packing house no município, ajudará na organização da produção e comercialização de produtos nativos, gerando emprego e renda. Santa Filomena recebe apenas a primeira, onde já existem equipamentos prontos para uso e muito em breve implantaremos mais duas Packing House na cidade. ” – Garintiu o prefeito Hilton Gonçalo.