A tática de “terra arrasada” vem sendo usada por muitos prefeitos do MA e em Paço do Lumiar, pelo segundo ano consecutivo.
Em nota encaminhada ao Blog, a prefeitura alega que as festividades momescas seriam, apenas, “gastos”.
Porém, se tais recursos que seriam “gastos” no Carnaval fossem revertidos em obras estruturantes e que aparecessem aos olhos dos luminenses, nada poderia ser dito. Mas, na realidade, não se vê nada, além de obras que já seriam de obrigação do poder executivo.
Junto a isso, soma-se o esfriamento da economia local, uma vez que nesse período, é uma boa oportunidade de gerar emprego (dinheiro) em qualquer município.
EM TEMPO
Art. 6º
art_7_ art_5_
Título II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
Capítulo II
Dos Direitos Sociais
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Veja abaixo a explicação dada, por parte da prefeitura:
Prefeitura de Paço do Lumiar não realizará o Carnaval 2019
Prefeito Dutra quer investir em obras o que seria gasto com folia
Paço do Lumiar não vai realizar o Carnaval 2019. A informação foi oficializada nesta quinta-feira, 20, pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB). Ele informou que a gestão preferiu utilizar os recursos que seriam gastos no Carnaval para executar obras e melhorias no município, principalmente nos setores de infraestrutura, educação e saúde.
“Fizemos pela primeira vez na história de Paço do Lumiar uma belíssima decoração de Natal que encantou a todos.
Realizamos programação natalina com brinquedos infantis e cantata com o famoso Coral São João. Comemoramos o aniversário de Paço do Lumiar, no mês passado, com diversas atrações. Então, agora, optamos por não realizar o Carnaval. Temos certeza de que a grande maioria dos luminenses concorda com esta decisão”, afirmou o prefeito Dutra.
A economia para os cofres públicos será em torno de R$ 700 mil, valor estimado que seria gasto com atrações, palco e estrutura nos três dias de festa no município. O Carnaval é realizado com recursos próprios da Prefeitura, os quais, no momento, estão sendo priorizados para outras despesas, como pagamento da folha de pessoal, de fornecedores e execução de serviços essenciais.
No ano passado também não houve Carnaval oficial no município, o que permitiu à gestão realizar mais obras em benefício da população luminense.
“Já asfaltamos centenas de ruas e avenidas no município; colocamos vários quilômetros de piçarra nas estradas da zona rural; entregamos no mês passado uma escola novinha na sede com capacidade para mais de 600 alunos; estamos construindo três creches; iremos inaugurar duas Unidades Básicas de Saúde nas próximas semanas. São muitas ações que demandam recursos. E como enfrentamos uma crise, achei mais acertado usar o dinheiro que seria gasto no Carnaval em benefícios para a população”, detalhou o prefeito Dutra.