O noticiário legislativo da Câmara Municipal de São Luís cresceu consideravelmente nos últimos três anos. Nesse período, foram lançadas várias novidades para veiculação das atividades legislativa junto à imprensa: informativos no rádio e na TV, transmissão ao vivo das sessões através do dial AM, modernização do portal do órgão na internet, informativo digital diário, além do jornal bimestral com um resumo das principais ações dos parlamentares.
Os instrumentos de comunicação além de aproximar o cidadão do Poder Legislativo vêm permitindo, também, que o trabalho dos vereadores adentrem a residência não só dos ludovicenses, mas de milhares de maranhenses nos quatro cantos do estado, por meio das ondas do rádio. Diante dessa nova realidade, e da necessidade de estabelecer cada vez mais um elo de ligação entre o Parlamento e a Sociedade, ganhou importância no parlamento ludovicense um novo personagem: o assessor de comunicação.
Visando aproximar ainda mais o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, a jornalista Itamargarethe Corrêa Lima, que comanda a Diretoria de Comunicação (Diretcom), reuniu assessores de imprensa e jornalistas que fazem a cobertura diária da Casa para traçar estratégias que possam possibilitar ainda mais a participação da sociedade nos debates da cidade.
Para Itamargarethe, o assessor parlamentar tem duas grandes missões. A primeira, de aproximar a população do assessorado. E a segunda, estabelecer um canal direto com a imprensa mostrando de forma clara e direta o que está sendo discutido na Câmara, já que é uma Casa de Leis.
“A comunicação tem um papel importantíssimo, pois além de aproximar a população da Casa, tem ainda à responsabilidade de divulgar as proposições que podem mudar a vida do cidadão em todas as áreas da administração. Aqui são debatidos temas que vão de um pedido de asfaltamento à construção de escolas e hospitais. Além disso, tem também a aprovação das leis que beneficiam toda a população”, afirma.
No encontro, que contou com a presença das jornalistas Tamara Cristina e Giuliana Soares, assessoras do vereador Osmar Filho, que a partir do ano que vem assume o comando da Casa, para o biênio 2019-2020, Itamargarethe pediu empenho das colegas para trabalhar nesses últimos cinco meses, o fortalecimento da imagem e as ações do futuro chefe do legislativo.
“Estamos aqui não apenas para alinhar as ações que deverão ser trabalhadas até o dia 31 de dezembro do ano em curso, mas, também, para começarmos a definir as estratégias que serão adotadas para fortalecer a imagem e as ações do próximo presidente da Casa”, afirmou a diretora.
De forma sucinta, Itamargarethe externou as jornalistas que comandarão a assessoria do vereador Osmar Filho, sua preocupação em relação ao próximo gestor.
“Muito embora não tenha sido assim desde o início, mas na atualidade, o presidente Astro de Ogum possui uma imagem muito forte, não só dentro do parlamento, como no meio politico e na sociedade, também. Por isso a importância de definirmos uma estratégia diferenciada em relação ao vereador Osmar Filho, haja vista que, assim como o atual presidente, o futuro não possui um perfil midiático”, pontuou.
RADIO ONLINE E WEBTV
Durante a reunião de trabalho, Itamargarethe apresentou dois novos projetos que poderão ser operacionalizados até o final da gestão do presidente Astro de Ogum (PR): a rádio online que, inclusive já está crida, e a transmissão das sessões ao vivo pela WebTV, no canal da Câmara pelo Youtube. Ela informou que o primeiro projeto está na fase de levantamento dos custos, como montagem do estúdio e aquisição de equipamentos.
Essas duas novidades, segundo a jornalista, somam-se as demais que já estão em plena execução.
“Intervenções inovadoras e arrojadas marcaram a gestão do atual presidente. Fomos pioneiros em muitas ações, com resultados extremamente positivos para o Parlamento Municipal. Por isso estamos trabalhando para tornar realidade mais esses dois novos projetos, os quais irão somar as outras novidades implantadas no plenário, como a modernização do sistema elétrico, além das instalações do painel e bancada eletrônica, que serviu para agilizar os trabalhos”, concluiu Itamargarethe.
Texto: DiretCom/CMSL