Os profissionais da contabilidade, em todo o estado do MA, são altamente prejudicados com o desserviço de inúmeras prefeituras. O titular do Blog, que nas horas vagas é contador, vai explanar como.
O sistema Empresa Fácil chegou, sem sombra de dúvidas, pra facilidade a vida do contribuinte e do profissional contábil, com um sistema informatizado, as MAPS facilitaram em muito os processos de abertura, encerramento, alterações e demais serviços nas empresas. O presidente da Junta Comercial do Estado, Sérgio Sombra, está de parabéns por ter implantado o sistema.
Porém, a falha começa quando por parte das prefeituras. Por exemplo, se você precisa registrar uma empresa em São Luís, a MAP passa pela Junta – onde rapidamente é deferida – e pela SEMURH – onde começa o inferno de Dante.
Em outras prefeituras, os mesmos protocolos vão para secretárias como Fazenda, Finanças, Tributos, etc… Não há um controle e fiscalização para que o serviço nas prefeituras do interior o protocolo possa “andar”. Assim, sai perdendo o contribuinte e o profissional contábil.
O protocolo só pode ir adiante se for deferida pela Junta e pelas secretárias correspondentes, em muitos casos inexistentes em diversas prefeituras do Maranhão.
Exemplos de como não funcionar o protocolo estão nas prefeituras de Santa Rita e Bacabeira, onde não existe nenhum número que se possa entrar em contato, para informações. Esses são apenas dois exemplos. Mas, no estado, são inúmeras prefeituras que o Sistema do Empresa Fácil se torna falho e precisa estudar uma forma de agilizar os processos.
Os contadores e pessoas que precisam desses serviços agradecem…