Nos últimos dias, o município de Axixá esteve em festa. Neste sábado, dia 23, a cidade completou seu primeiro centenário de emancipação política. Uma vasta programação foi desenvolvida durante a semana, com a realização de missa em ação de graças, desfile estudantil, culto evangélico e shows musicais. No sábado, 23, a cidade foi palco de dois grandes shows que embalaram a noite com milhares de pessoas presentes, que curtiram o melhor do forró. Ainda, como parte das comemorações, Axixá teve seu ponto alto com a entrega da Comenda José Manoel de Pinho.
“Tenho orgulho de estar participando do primeiro centenário desta terra querida, minha Axixá do coração. Estou muito emocionada. O meu desejo é que a cidade cresça, e o que estiver ao alcance da Prefeitura, nós faremos”, disse a prefeita Sônia Campos, em tom de felicidade.
A entrega de comendas para axixaenses que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento do município foi o momento mais esperado. O local de entrega das comendas – benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares – foi a Praça da Cultura, no Centro de Axixá.
Reconhecendo seus filhos ilustres, a homenagem emocionou tanto familiares como homenageados que receberam a Comenda José Manoel de Pinho.
História
O município de Axixá foi fundado na primeira metade do século XIX, após uma expedição do português José Manoel de Pinho. As enormes árvores de frutos avermelhados chamaram a atenção do fundador da cidade, que deu nome à terra recém-descoberta de Axixá.
A prefeita Sônia Campos lembrou que a emancipação política foi um passo importante para o desenvolvimento do povo axixaense. O município permaneceu durante mais de dois séculos sob o domínio político de Icatu.
Com base nos registros históricos, Sônia Campos contou que no dia 23 de setembro de 1917, passou a escolher seus representantes nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, sob ordem do então governador do estado, Herculano Nina Parga.
Veja imagens abaixo da entrega das Comendas: