Fonte: http://maranhaodeverdade.com/
Nesta quinta-feira, 06 de abril, o município de Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís) completa 397 anos de emancipação política, mas o aniversário da cidade passou despercebido, sem nenhuma atividade comemorativa. O poder público municipal não promoveu nenhum evento que agitasse a cidade e tirasse os cidadãos de suas casas provocando uma mobilização comemorativa que amenizasse o sofrimento da população.
O município sofre com a falta de infraestrutura urbana, problema que pode ser percebido sempre que se inicia o período chuvoso. Por causa da falta de infraestrutura em alguns bairros da cidade, o tráfego de pedestres e mesmo de veículos fica quase impossível, devido à grande quantidade de água que se acumula pelas ruas.
A falta de acessibilidade para os cadeirantes ou deficientes físicos que apresentam condições de mobilidade reduzida é outro grande problema, por causa da dificuldade para locomover-se na cidade. A situação beira o caos. Até mesmo a manutenção de serviços essenciais, como a coleta de lixo, está ameaçada.
Seria uma data para fazer diversas inaugurações e o povo deveria ter motivos para comemorar a data em grande estilo. Mas não é isso que vai acontecer no município. Atualmente, a cidade está mergulhada no atraso. São servidores que estão com salários atrasados, os buracos tomam conta das ruas, nas unidades de saúde os profissionais não têm condições de trabalho e os pacientes ficam ao Deus dará. Se formos enumerar as mazelas de Rosário a lista é grande.
Por conta disso, percebe-se na expressão dos rosarienses, um sentimento de tristeza e de lamento pelo momento que o município atravessa “Não há o que comemorar, deve ser por isso que a administração pública não promoveu nenhuma festividade”, disse um morador ao editor deste blog.