A comunidade de Pedrinhas, bairro da zona rural de São Luís, recebeu mais uma edição do projeto Caravana do Empreender, com a oferta de diversos serviços e orientações sobre o empreendedorismo. A ação aconteceu, no sábado (19), na Praça Maria Ramos. Foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), em parceria com a prefeitura de São Luís e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA).
“O nosso objetivo com essa ação é incentivar a formalização de quem já tem o negócio ou pensa em abrir e, também, disseminar a cultura do empreendedorismo em nossa cidade”, explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
A iniciativa proporcionou ao pintor Fernando Santiago a formalização do próprio negócio. A partir de agora, ele atuará na categoria Microempreendedor Individual (MEI) e já vislumbra a possibilidade de crescimento. “Sem estar formalizado, eu estava perdendo negócio. Agora, posso pensar em novas possibilidades para oferecer meu serviço. Isso aqui é só o começo”, comemorou, exibindo o Cartão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Quem também aproveitou a Caravana do Empreender para buscar informações sobre o registro mercantil foi Marcelo Reis, que acabou de abrir uma venda de açaí e vislumbrou, na ação, a possibilidade de legalizar o negócio. “Quero ficar com toda a documentação minha empresa certinha para que eu possa, se necessário, buscar um financiamento”, disse. Para ele, a oferta de serviços na própria comunidade foi muito importante porque, sem tempo devido ao trabalho, não teria como obter as informações necessárias para formalizar a pequena empresa.
A cabeleireira Maria Sandra Santos, registrada como MEI, buscou informação sobre linhas de crédito. “Gostei muito da iniciativa e pude tirar minhas dúvidas sobre financiamento”, comentou.
No local, além da formalização de negócios, foi obter informações sobre o acesso às linhas de crédito por meio da Caixa Crescer; Negociação de débitos da Cemar e informações sobre a energia sustentável; Orientação sobre empreendedorismo com consultores do Sebrae; emissão de inscrição estadual pela Secretaria Estadual da Fazenda para o registro de empresas; capacitação sobre geração de renda com técnicos do SENAR e SEMAPA; e, monitoramento das atividades por meio dos agentes de desenvolvimento da Seplan do município.
Nesta terceira edição da Caravana do Empreender, a parceria com a prefeitura de São Luís é por meio das Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Participam, também, as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e de Agricultura (Sagrima), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), Caixa, por meio do Caixa Crescer, Cemar e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).