Parece brincadeira, mas não é. A eleição de prefeito da Capital maranhense está sendo disputada pau a pau, a base de coliformes fecais e totais, que cercam a Ilha do Maranhão por todos os lados.
Protagonista do espetáculo, Eduardo Braide (PMN), no primeiro turno, tinha a excrescência (no sentido de coisa que desequilibra a harmonia de um todo) de apenas 10 segundos da propaganda do horário eleitoral, nada gratuito e pseudodemocrático.
Dentro do segundo turno, já que seus oponentes não soltaram nenhum “peido educado”, ele fez a obra. Disse: “…Durante meu período de gestão na CAEMA funcionavam duas estações de tratamento, a ETE Jaracati e a ETE Bacanga… No período de 2005-2006, todas as praias eram limpas e liberadas para banho”.
“Caldo” derramado, Flávio Dino (PCdoB) diz que as praias estão 100% despoluídas e próprias para o banho. Mentira, cientificamente isso é impossível, num curto tempo de intervenção governamental e dos problemas técnicos e operacionais existentes.
As coisas mais imagináveis têm resíduos de cocô, seu, meu e de todo mundo. Coliformes fecais estão na areia das nossas praias livremente. Até no ar “puro”, que nós chamamos de brisa marítima, contém as ditas bactérias.
Para quem vive no celular até na hora de ir ao banheiro, já devia saber que ele está cheio de coliformes fecais. Segundo pesquisa científica bancada pela The New York Times, pelo menos 1 a cada 6 celulares pelo mundo, é possível encontrar vestígios de fezes.
Com um eterno ministro do Meio Ambiente, maranhense, de nome Sarney, no diminutivo, que não aplaude o “feito realizado” até um ex-magistrado governador que “judicializa” o fenômeno causa-efeito, com ganho político eleitoreiro, pergunto: Que merda é essa?
Entrarei com um pedido no MPE, para que sejam apresentadas análises físico-químicas e bacteriológicas das nossas praias, em consonância com as Resoluções CONAMA e participação da UFMA, UEMA e CEUMA, nos exames das contraprovas dos termotolerantes.
Não é uma questão de pendenga política, é sinceridade e respeito ao povo maranhense. Como ex-secretário da SEMA-MA não poderia ficar omisso. Já dizia Confúcio a mais de 400 anos a.C.: “Saber o que é certo e não fazer nada é a pior covardia. Pior do que isso são os que se locupletam e são comparsas da mentira”.
Prof. Dr. Washington Rio Branco, é um bom orador e estudioso dos dilemas e caos urbanos de pequenas e médias cidades. Tem duas teses defendidas sobre a problemática ambiental da Laguna da Jansen e da Franja Costeira Norte de São Luís-MA.
Washington Rio Branco
Ex-secretário de Meio Ambiente