O presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, foi o convidado da Associação Comercial do Maranhão (ACM/MA) para participar de plenária realizada na quarta-feira (25). Na ocasião, ele apresentou o balanço da atual gestão da Jucema neste primeiro quadrimestre do ano. Sérgio Sombra traçou, ainda, um panorama do empreendedorismo no Brasil e no Maranhão, falou sobre medidas internas de melhoria dos procedimentos e apresentou as metas da Junta Comercial para os próximos meses.
Para o presidente da Jucema, as medidas adotadas pelo Governo do Estado para reduzir a burocracia e melhorar o ambiente de negócios no Maranhão, incentivando o empreendedorismo, como a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim) tem contribuído para melhorar dos indicadores do estado nessa área. “A decisão política do governador Flávio Dino de criar as condições necessárias para o fortalecimento do empreendedorismo em nosso estado tem sido fundamental para os avanços alcançados pela Junta Comercial até agora”, destacou Sombra.
O presidente da Jucema lembrou que 55 municípios maranhenses estão integrados à rede, que no Maranhão recebeu o nome de Empresa Fácil, beneficiando 231 mil empresas no estado, o que representa um alcance de 75,4% da classe empresarial do Maranhão. “Nossa meta é avançarmos ainda mais para facilitar a vida do empresário, proporcionando uma maior celeridade no processo do registro mercantil”, enfatizou.
Como próximas ações, além do avanço da RedeSim no estado, o presidente da Jucema destacou a inauguração de dois postos avançados no interior: um em Codó e outro em Coroatá, como forma de possibilitar um melhor atendimento aos maranhenses que buscam os serviços da autarquia.
Além de Sérgio Sombra, compuseram a mesa da plenária realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), a presidente da ACM, Luzia Resende; o secretário da ACM, Douglas Pinho; e o ex-presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti.