O Fies financia a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares presenciais que não têm condições de pagar os estudos. Para isso, os interessados deverão ter renda família bruta per capita de até dois salários mínimos (R$ 1.760).
Para participar, os candidatos também precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e atingido média igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação. No momento do cadastro, deve-se sinalizar um único curso e turno, entre os quais ofertam vagas para o 1º semestre.
Estudantes interessados em participar do primeiro processo seletivo de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão fazer a inscrição de hoje (26) até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro. O cadastro deve ser realizado no site do sitema (SisFies).
Confira o Edital do Fies 2016/1
Tire suas dúvidas sobre o Fies
Resultado
Segundo o Edital, a classificação dos estudantes será feita em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram. Primeiro serão selecionados os que ainda não têm ensino superior e, na sequência, os que já o possuem.
De acordo com o cronograma, o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados em 1º de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão acessar o Sisfies e concluir a inscrição, para contratação do financiamento, no período de 02 a 06 de fevereiro.
Ainda conforme o Edital, após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista de espera acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet.
Lista de espera
Os estudantes que constarem na lista de espera deverão obrigatoriamente acessar esta mesma página já citada acima, no período de 07 a 18 de março, e declarar sua condição ou não de estudante regularmente matriculado no curso, turno e IES para o qual se inscreveram no processo seletivo do Fies. Pré-selecionados também deverão concluir a inscrição no prazo de cinco dias corridos, a contar da divulgação da pré-seleção no FiesSeleção.
Critérios Fies 2016
Em dezembro de 2015, o MEC divulgou os critérios do Fies 2016. Entre as mudanças, estão a utilização do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do local onde a instituição de ensino funciona e o aumento de financiamentos em microrregiões que tiveram mais participantes do Enem. Veja todos os detalhes
O programa
O Fies foi criado em 1999 e é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares presenciais que não têm condições de bancar os estudos. Para obter a contratação do serviço, após todos os procedimentos e pré-requisitos citados acima, é necessário a apresentação de um ou mais fiador, podendo ser a fiança convencional ou solidária.
O prazo para início do pagamento da dívida é de 18 meses após a conclusão do curso. Até a última edição, a taxa de juros do financiamento era fixada em 6,5% ao ano. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou se houve mudança nesse número. As faculdades precisarão dar desconto de, pelo menos, 5% no valor da mensalidade para contemplados pelo Fies.
Para mais informações, acesse o Edital do Fies 2016/1 ou o site do SisFies.