O maior bloco carnavalesco do Piauí e maior passeio de carros decorados do mundo, de acordo com o Guiness World Records,o Corso de Teresina 2016 já está confirmado.
A realização será no dia 30 de janeiro na Av.Raul Lopes e as inscrições só poderão ser realizadas até o dia 29 de janeiro. Como a data é apenas um dia antes do desfile, não haverá prorrogação e quem deseja participar deve ficar atento.
O cadastro poderá ser realizado na Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) apresentando a CNH de quem irá dirigir o automóvel e a documentação regularizada do carro ou caminhão. Para participar o veículo deve ter sido fabricado a partir de 1985.
Logo após o cadastro, o caminhão já receberá um número e, a partir das 22:00 de 29 de janeiro poderá ser posicionado na Av. Marechal Castelo Branco, logo ao lado da faixa da ciclovia que fica no sentido Sul/Norte, após o cruzamento das Avenidas Duque de Caxias e da Marechal Castelo Branco.
Neste ano, serão permitidos bitrem com até 20 metros, caminhão com no máximo 14 metros de comprimento, altura de 4,2 metros (máximo), reboque apenas para transportar geradores e mini trios decorados com até 50 decibéis de som.
Não serão permitidos ônibus, carros pequenos, carros de passeio, carros com paredões, carroça de tração animal, caminhão caçamba, pessoas na pista de veículos, carros do tipo apoio com aparelhos, bebidas e comidas, triciclos, trio elétrico, moto, bicicletas, quadriciclos, caminhão baú, treminhão e trator.
Para manter a segurança, a festa contará com 800 policiais, o Parque Ambiental Raul Lopes contará com grades de proteção e será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro.
A expectativa é grande e, segundo Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, espera-se um número recorde de pessoas, porém mesmo com poucas mudanças em relação à inscrições, o número de caminhões deve diminuir.
No ano passado, o desfile do Corso de Teresina foi realizado no dia 07 de fevereiro. Entre as novidades anunciadas, o Corso de Teresina recebeu pela primeira vez as Quadrilhas Juninas. A decisão de incluir os grupos na programação carnavalesca foi tomada em um reunião na Fundação Cultural Monsenhor Chaves.