A entrevista é um momento importantíssimo no processo de seleção para uma vaga de emprego. Todos os seus movimentos são observados e avaliados. Portanto, concentre-se para permanecer focado no seu futuro profissional e ?vender? bem a sua imagem, por meio das habilidades e conhecimentos que domina.
De acordo com a psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Meiry Kamia, chegar atrasado, falar mal do chefe ou emprego anterior, não saber nada sobre a empresa contratante e demonstrar falta de energia podem arruinar completamente a busca por uma nova oportunidade de trabalho.
Confira 10 gafes que devem ser evitadas na hora da entrevista:
1. Falar mal do chefe ou emprego anterior. Muitas vezes, o candidato está sob pressão no emprego atual, ou foi demitido e sente-se injustiçado, e acaba utilizando a entrevista para desabafar. Isso é péssimo, pois passa a imagem de uma pessoa imatura, que guarda rancor e não sabe reconhecer o que aprendeu em experiências anteriores.
2. Deixar celulares ou iPods à vista e ligados. A entrevista é um momento importantíssimo para o candidato. Ele deve se portar de forma adequada. É preciso se concentrar para entrar na entrevista focado no seu futuro profissional. Nada de atender celulares, mandar e receber torpedos ou ficar ouvindo música com fone de ouvido. Comportamentos como esses demonstram descaso e falta de capacidade de concentração.
3. Fazer comentário sem pensar. Alguns candidatos, na tentativa de agradar e serem aceitos pela empresa, acabam confundindo a entrevista com um bate-papo no barzinho. Há aqueles que chegam a comentar que têm dificuldade para acordar cedo, não gostam de ler ou que simularam uma doença para participar da entrevista de emprego e justificar a falta no trabalho atual.
4.Não saber nada sobre a empresa contratante. Esse, infelizmente, é um erro muito comum dos candidatos. Muitos não se dão ao trabalho de pesquisar sobre a respectiva companhia . Não conhecem o mercado nem sabem em que área a empresa atua e, por conta disso, não sabem como poderiam agregar valor a empresa. A falta de interesse em buscar mais informações demonstra falta de iniciativa, o que, com certeza, terá um efeito negativo na imagem do candidato.
5.Chegar atrasado. À falta de capacidade de chegar no horário combinado passa a impressão de falta de interesse e desleixo (sugere que a pessoa não dá a devida importância ao trabalho). Pode sugerir também falta de capacidade de planejamento (não consegue calcular o trajeto e o tempo para chegar à empresa). Em outras palavras: se não consegue fazer isso em um trajeto simples, o que dirá das atividades da empresa?
6. Mostrar pouca energia. Alguns candidatos demonstram falta de energia na hora da entrevista. Falam em monossílabos, não desenvolvem as respostas, falam baixo, etc. A expressão corporal e facial é responsável por 55% das informações que emitimos durante a comunicação, enquanto o tom de voz soma mais 38%. Sendo assim, se o candidato demonstra uma postura desleixada, cansada e um tom de voz cansado e sem energia, ele demonstra não estar interessado na vaga e no trabalho, apesar de participar da entrevista. Empresas buscam pessoas motivadas, com energia para trabalhar, e não funcionários dispostos a apenas receber o salário no final do mês.
7.Não manter contato visual com o entrevistador. Olhar nos olhos é importante no momento da entrevista. O ditado diz: ?os olhos são espelhos d?alma?. Isso significa que, através do olhar, passamos informações que não são ditas de forma oral. Por exemplo, sinceridade, brilho dos olhos ao falar de projetos que o motivam, e também inseguranças, receios, mentiras, etc. Se você se preparou para a entrevista e deseja realmente fazer parte da empresa, não tenha medo de mostrar quem você é. Confie na sua vontade, no seu desejo de trabalhar e conquistar os seus sonhos através do seu trabalho.
8. Falar sobre problemas pessoais. Alguns candidatos confundem a entrevista com sessão de análise e começam a falar sobre os problemas familiares, falta de dinheiro, etc. Isso provoca uma imagem negativa ao candidato porque demonstra que ele não consegue separar problemas profissionais e problemas pessoais. Indica que o candidato, provavelmente, é do tipo de pessoa que traz os problemas pessoais para resolver durante o trabalho. Como? Fazendo inúmeras pausas durante o expediente para ficar ?tricotando? ou desabafando problemas pessoais para os colegas de trabalho.
9.Falta de visão de futuro. Atualmente, as empresas buscam colaboradores que sabem o que querem. Muitos profissionais, infelizmente, não têm a mínima ideia do que buscam através do trabalho. Sendo assim, a relação com a empresa se limitaria a apenas ?mão de obra? em troca de ?salário?. Profissional que não tem perspectiva raramente conseguirá enxergar o valor que poderá agregar ao empregador e também o inverso, o valor que a empresa agregará em sua vida profissional.
10.Falta de preparo para a entrevista. Muitos profissionais esquecem que a entrevista é um momento para eles ?venderem? a sua imagem, por meio das habilidades e conhecimentos. Não saber responder a perguntas do tipo ?quais são seus pontos fortes?, ou ?me fale de suas realizações?, ou ?comente sobre pontos que você sente que precisa melhorar?, etc, mostra uma grande deficiência em planejamento, preparo, cuidado e falta de autoconhecimento.
10 Dicas para uma boa entrevista
1 – Hoje em dia quase todas as empresas têm Sites na Internet. Aprenda algo sobre a empresa antes de ir a uma entrevista. Mas, atenção, não mostre que sabe demais sobre a empresa. Use essa informação para fazer algumas perguntas sobre a empresa.
2 – Liste no papel todas as perguntas que você pensa que um entrevistador lhe poderia fazer. Então prepare algumas respostas e escreva-as por baixo das perguntas. Escrever as perguntas e as respostas ajudá-lo-á a recorda-las. Pratique com o alguém as respostas a essas mesmas perguntas.
3 – Pense nas suas fraquezas. Deve estar preparado para que lhe façam referencia a uma área na qual a sua experiência / conhecimento têm algumas falhas. Se não lhe for perguntado, encontre uma maneira incluir isso na entrevista. Os entrevistadores esperam ouvi-lo falar nos seus pontos fortes, mas não esperam ouvi-lo falar dos seus pontos fracos ou “necessidades”. Apreciarão a sua sinceridade, e irá impressiona-los. Entretanto, assegure-se de que as falhas que você divulgue podem ser facilmente remediadas.
4 – Leia o seu C.V. e planeie como explicar um “lapso de tempo”. Por exemplo, se você tiver um par dos meses entre deixar um trabalho e começar um novo, certifique-se de que tem uma boa explicação para o que fez durante o período intermédio entre os dois empregos
5 – Certifique-se de que o seu passado académico e ou de trabalho, sejam discutidos. Assim, esteja preparado para falar sobre realizações específicas, uma melhor descrição do trabalho. Explique o que você sentiu sobre um sucesso ou um fracasso. Os sentimentos são importantes.
6 – Perguntas. Evite perguntas que empurrem o entrevistador para um compromisso – a menos que você esteja a ser entrevistado para um trabalho de vendas. Algumas perguntas boas a levantar são:
– Pode falar-me um pouco sobre as pessoas que trabalham nessa equipa?
– Com que frequência as pessoas progridem na organização?
– Quando é que se pode esperar uma decisão sobre este processo de selecção?
7 – Use os verbos na terceira pessoa, evite o “eu”, ao falar sobre o trabalho. Evite falar como se o trabalho já fosse seu. Não pergunte: “Qual vai ser o meu salário por mês? ” Pergunte antes: “Qual é aproximadamente o salário mensal para este cargo? “.
8 – Encontre algo positivo sobre a empresa enquanto pesquisa as informações que recolheu no Web Site da empresa, algo que você sinta que o entrevistador saberá responder e dê-lhe a oportunidade de falar (orgulhosamente) sobre isso.
9 – Se o seu C.V. não tiver já uma fotografia assegure-se de que leva uma foto e mais um C.V. consigo para a entrevista.
10 – Se você não conhecer exactamente o local da entrevista tente sair uma hora mais cedo para chegar a tempo. Independentemente de uma boa desculpa, um atraso dá logo uma impressão negativa sobre si. Se você puder leve um telemóvel. Se ficar preso no meio do transito, você pode pelo menos avisar o entrevistador do seu atraso.
Como se comportar em uma entrevista de emprego
Durante o período em que trabalhei com Recursos Humanos, a área da Psicologia que lida com empresas, fiz mais de 1.000 entrevistas e diversas dinâmicas de grupo. Com a experiência que tenho, vou dar dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego:
Veja também – Como escrever um currículo perfeito e a Lista Completa de textos sobre Dinheiro e Profissão
Dica 1) Seja verdadeiro
No processo de Seleção de Pessoal, nós temos basicamente 2 partes: a empresa e o candidato. A empresa ao planejar a contratação especifica que tipo de profissional deseja ter em seu quadro de funcionários. Para tanto, elabora um Perfil da Vaga. Este perfil é desconhecido do candidato, ou seja, o candidato não sabe muito sobre o que a empresa espera dele a não ser dados básicos como a função a ser desempenhada, talvez o salário e a hora de expediente.
Como o candidato não sabe tudo o que a empresa quer dele naquela vaga, a melhor estratégia é ser verdadeiro. Ser, agir e dizer como se é de verdade. Inventar características, fingir ser diferente, fazer como um ator que representa um papel nunca dará certo.
E não dá certo porque os profissionais que fazem os processos seletivos acumulam em pouco tempo uma larga experiência e sabem logo reconhecer o que é verdade e o que é mentira. No processo total, também são aplicados testes, dinâmicas e, dependendo da complexidade da vaga, outras entrevistas. Se o candidato mente na entrevista ou mente no teste, a diferença nas duas avaliações ficará clara.
Se mentir, o candidato será desclassificado e perderá a oportunidade de emprego.
Dica 2) Conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos
Na medida em que são feitas muitas entrevistas em um único dia, o entrevistador geralmente não dispõe de muito tempo para se dedicar a uma pessoa. Entrevistas de 1 hora ou mais são raras. Por isso, há pouco tempo para você mostrar quem é.
Uma pergunta muito comum em entrevistas de emprego é a seguinte:
– Quais são seus pontos fortes?
– Quais são os seus pontos fracos? O que você acha que pode melhorar?
(Claro que as palavras das perguntas acima podem variar, porém o objetivo será idêntico).
E, de novo, vale a regra: seja verdadeiro e diga tudo. Não tente copiar outras pessoas, atribuindo a si mesmo características que não são suas ou que estão na moda. Na época em que trabalhava na área, era muito frequente as pessoas dizerem que eram proativas. Tudo bem, alguém pode ser proativo, mas ouvir isto milhares de vezes é sinal de que há uma cópia, um ouvir falar e repetir…
Tente levantar a respeito de si mesmo, 5 características positivas e 5 negativas. Não fique com medo de mostrar o que você ainda está trabalhando para melhorar.
Sempre me lembro de um vaga em que foi a característica negativa que fez com que a candidata fosse contratada. Um de seus pontos fracos era ser brava. Ser brava era justamente o que a empresa estava esperando de um funcionário para a função. E pronto, quando ela disse, eles acharam!
Como disse acima, o candidato não sabe o que a empresa espera dela, em termos do perfil profissional. E ser verdadeiro e conhecer-se é a melhor forma para se conduzir em uma entrevista.
Agora, vamos supor que uma pessoa vá até uma entrevista e faça o processo seletivo (testes, dinâmicas de grupo) mentindo. E, apesar de ser muito improvável, consiga convencer o profissional da seleção e a empresa como um todo. Até quanto tempo esta pessoa conseguirá manter a mentira?