O professor e escritor maranhense José Carlos Castro Sanches volta a emocionar e inspirar leitores com mais uma obra que une espiritualidade, ética e humanismo. Intitulada “Semeando Reflexões”, a crônica parte de uma leitura matinal de Billy Graham para transformar simples palavras em um chamado à autorreflexão e ao crescimento pessoal.
Com seu estilo sereno e ao mesmo tempo provocador, Sanches usa metáforas de fé e superação para lembrar que “tudo o que há de bom e ruim está dentro de você” — e que o verdadeiro poder de transformação nasce da mente e do coração. Em tempos em que o imediatismo e a superficialidade parecem dominar as relações humanas, o autor resgata valores como empatia, paciência e generosidade, defendendo que o conhecimento e a sabedoria caminham juntos com o amor e a ética.
A mensagem central da obra é clara e oportuna: cada pessoa pode — e deve — ser instrumento de mudança onde estiver, sem abrir mão da integridade e do respeito. Num Maranhão que pulsa por mais sensibilidade social e intelectual, José Carlos Sanches planta ideias que florescem em esperança, lembrando que o verdadeiro destaque vem da fé, do foco e da constância.
“Plante boas sementes para colher os melhores frutos”, provoca o autor, em um texto que transcende a religiosidade e alcança o campo da razão e da consciência humana.
Obra: Semeando Reflexões
Autor: José Carlos Castro Sanches
Profissão: Químico, professor, consultor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense.
Direitos reservados ao autor
Fonte: www.falasanches.com
SEMEANDO REFLEXÕES
Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.comAmanhecia o dia enquanto eu lia um texto reflexivo e inspirador de Billy Graham: “Quando o mundo viu uma mulher estéril em Sara, Deus viu a mãe das nações. Quando o povo viu um pobre pastor de ovelhas em Davi, Deus viu o rei de Israel. Quando o mundo viu um perseguidor em Paulo, Deus viu um apóstolo que levaria as boas novas. Não se preocupe com o que os outros veem em você; Deus tem um plano perfeito!”
Essa palavra que queima e inspira me motivou a escrever o que segue. Compartilho-a com os leitores com o propósito de impulsioná-los ao lugar de destaque guardado por Deus para promovê-los aos merecidos pódios. Boa leitura e reflexão!
Tudo o que há de bom e ruim está dentro de você. Assim como o exercício físico fortalece os músculos, pensamentos e ações positivas dão vigor à mente. As boas ideias e sentimentos são néctar que alimenta a alma. Seja um instrumento de transformação, faça a diferença onde estiver, construa pontes, não muros. Crie vínculos de amizade que transcendam interesses, exercite a benevolência, o amor ao próximo e a generosidade com palavras e ações. Cuide das pessoas como diamantes e pedras preciosas, pois elas são mais valiosas que ouro ou rubi. Seja você mesmo em qualquer lugar, exercendo respeito, integridade, honestidade, ética e empatia. Busque conhecimento com sabedoria, pense positivo, aja com paciência e constância. Tenha foco e fé, plante boas sementes para colher os melhores frutos.
São Luís, 23 de outubro de 2025.
Direitos reservados ao autor José Carlos Castro Sanches
Químico, professor, consultor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense.

