Skip to content

FRAUDE NO INSS! Prefeito do interior dá zignal no dinheiro dos professores; oposição reage

Neto Cruz, 4 de julho de 20254 de julho de 2025

Um escândalo de proporções alarmantes começa a emergir das entranhas da gestão do prefeito Mecinho, em São João Batista. De acordo com graves denúncias feitas por servidores da educação municipal, a Prefeitura estaria descontando mensalmente valores referentes ao INSS nos contracheques dos professores, mas simplesmente não estaria repassando os recursos à Receita Federal.

O que isso significa na prática? Um verdadeiro golpe contra os educadores. A apropriação indébita de contribuições previdenciárias é crime previsto no Código Penal e pode levar à reclusão de até cinco anos. E mais: é um atentado direto aos direitos trabalhistas mais básicos, como aposentadoria, auxílio-doença e demais benefícios que dependem da regularidade dessas contribuições.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Neto Cruz (@netocruzadv)

Enquanto isso, a gestão Mecinho finge normalidade, como se fosse aceitável brincar com o futuro de centenas de profissionais que dedicam a vida à educação do povo de São João Batista. Trata-se de uma fraude disfarçada de gestão pública, um desrespeito com quem sustenta a estrutura do ensino municipal.

É urgente que os órgãos de controle entrem em ação. A Procuradoria da República, o Ministério Público Federal, a Justiça Federal e o Tribunal de Contas da União precisam abrir investigação imediata sobre essa possível apropriação indevida de verbas previdenciárias. A contabilidade da Prefeitura deve ser esmiuçada, centavo por centavo, até que se comprove — ou não — a materialidade do crime.

Não se trata apenas de irregularidade técnica. Estamos diante de um possível esquema de sonegação, omissão criminosa e total desprezo pelas garantias legais dos servidores. Professores têm nome, têm CPF e têm direitos. E não podem ser lesados por uma gestão que, ao que tudo indica, flerta com a ilegalidade de maneira descarada.

A sociedade de São João Batista não pode mais tolerar esse tipo de prática. Respeito aos professores não é favor, é dever constitucional. Se confirmada a denúncia, o prefeito Mecinho deverá responder, não só politicamente, mas também penal e civilmente, por um dos mais repulsivos crimes contra a classe trabalhadora: o roubo institucionalizado do futuro.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Cachoeira Grande ganha Centro de Atendimento Educacional Especializado

9 de junho de 2022

  O município de Cachoeira Grande deu um grande e importante salto na Educação Inclusiva a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), a professora Isidória M. Santos [in memoriam] que foi homenageada com o nome no CAAE e na inauguração os…

Leia Mais

O programa ‘Cheque Minha Casa’ de Flávio Dino é só “blá, blá, blá”?

21 de março de 201721 de março de 2017

Foi alardeado, principalmente no horário nobre da tv, o programa do governo do estado do Maranhão Cheque Minha Casa. O programa seria destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do…

Leia Mais
Política

Rosário: promotora Fabíola Faheína dá 30 dias para irmã de Calvet ‘entrar na linha’

2 de março de 20212 de março de 2021

A promotora de justiça Fabíola Faheína mostrou aos irmãos Lícia & Calvet que o Ministério Público está com o olhar voltado para os movimentos nada cristãos da gestão do rosariense da gema. Faheína apurou que a implantação da modalidade eletrônica do pregão, em Rosário, em especial na área da educação,…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes