Skip to content

Excursão com cerveja pode tirar ex-prefeito do interior de corrida eleitoral para deputado; entenda o caso

Neto Cruz, 4 de julho de 2025

O Ministério Público do Maranhão ingressou com uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Vargem Grande, José Carlos de Oliveira Barros e contra a secretária municipal de Educação, Vivia Silva Fortes Bezerra. O motivo: a utilização indevida de ônibus escolares do município para fins particulares de lazer, em total desvio da finalidade pública do bem.

A denúncia chegou ao MP por meio de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais à época, onde aparecem três ônibus escolares estacionados em frente a um supermercado na cidade turística de Barreirinhas. Das imagens, é possível identificar servidores públicos de Vargem Grande desembarcando dos veículos e consumindo bebidas alcoólicas, com latas de cerveja nas mãos, em uma espécie de “excursão”, financiada com recursos e estrutura do município.

De acordo com o Ministério Público, o ato configura grave violação aos princípios da administração pública, especialmente os da legalidade, moralidade, impessoalidade e lealdade institucional. O Promotor de Justiça André Charles Alcântara Martins Oliveira destacou na ação que a conduta dos gestores não apenas expõe o mau uso da máquina pública, mas também fere de morte os deveres de honestidade e zelo com o patrimônio público. A Promotoria pediu a condenação dos envolvidos conforme o artigo 12, inciso III da Lei de Improbidade Administrativa, com aplicação de sanções como suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, e ressarcimento ao erário.

O caso deverá ser julgado pela Vara Única da Comarca de Vargem Grande, e o MP requer a produção de todas as provas legalmente admitidas, destacando que a sociedade não pode tolerar o uso da estrutura pública como extensão da vida privada de autoridades e seus aliados. A denúncia expõe mais um capítulo preocupante da banalização do poder em detrimento dos princípios que regem a coisa pública.

O processo avança na Justiça…

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Prefeito de Rosário chama Márcio Jerry de ‘bandido, palhaço e moleque’; áudio

7 de fevereiro de 20227 de fevereiro de 2022

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”. – Mateus 12:34. A passagem bíblica nunca foi tão presente nas palavras balbuciadas pelo catastrófico prefeito de Rosário, o falso profeta Calvet Filho, do PSC. Com uma gestão…

Leia Mais
Política

Osmar Filho ‘tira o seu da reta’ e lança Juiz Simas na fogueira no caso dos exonerados da Câmara; vereador desafia Justiça ao não relacionar nome dos demitidos

17 de junho de 2021

O pré-candidato a deputado estadual e presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho (PDT), tenta escapar de um processo de fritura pública após 114 funcionários terem sido exonerados durante seu comando no Legislativo ludovicense. Inábil politicamente, Filho tira o seu da reta e tenta jogar na fogueira o Juiz…

Leia Mais

DESAPARECIDA – Família procura adolescente desaparecida em Rosário – MA

17 de março de 201617 de março de 2016

Andreina é natural de Presidente Juscelino, interior do Maranhão. Foi vista pela última vez Rosário no dia 12/03. Quem souber do paradeiro de Andreina, entrar em contato pelos telefones acima.

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes