Skip to content

Excursão com cerveja pode tirar ex-prefeito do interior de corrida eleitoral para deputado; entenda o caso

Neto Cruz, 4 de julho de 2025

O Ministério Público do Maranhão ingressou com uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Vargem Grande, José Carlos de Oliveira Barros e contra a secretária municipal de Educação, Vivia Silva Fortes Bezerra. O motivo: a utilização indevida de ônibus escolares do município para fins particulares de lazer, em total desvio da finalidade pública do bem.

A denúncia chegou ao MP por meio de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais à época, onde aparecem três ônibus escolares estacionados em frente a um supermercado na cidade turística de Barreirinhas. Das imagens, é possível identificar servidores públicos de Vargem Grande desembarcando dos veículos e consumindo bebidas alcoólicas, com latas de cerveja nas mãos, em uma espécie de “excursão”, financiada com recursos e estrutura do município.

De acordo com o Ministério Público, o ato configura grave violação aos princípios da administração pública, especialmente os da legalidade, moralidade, impessoalidade e lealdade institucional. O Promotor de Justiça André Charles Alcântara Martins Oliveira destacou na ação que a conduta dos gestores não apenas expõe o mau uso da máquina pública, mas também fere de morte os deveres de honestidade e zelo com o patrimônio público. A Promotoria pediu a condenação dos envolvidos conforme o artigo 12, inciso III da Lei de Improbidade Administrativa, com aplicação de sanções como suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, e ressarcimento ao erário.

O caso deverá ser julgado pela Vara Única da Comarca de Vargem Grande, e o MP requer a produção de todas as provas legalmente admitidas, destacando que a sociedade não pode tolerar o uso da estrutura pública como extensão da vida privada de autoridades e seus aliados. A denúncia expõe mais um capítulo preocupante da banalização do poder em detrimento dos princípios que regem a coisa pública.

O processo avança na Justiça…

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Bequimão realiza a III Semana do Bebê Quilombola

2 de dezembro de 2015

  A 3ª Semana do Bebê Quilombola, é uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Bequimão desde 2013, em parceria com o governo do Estado, Unicef e Fundação Josué Montello, e que realizou este ano, uma série de palestras, atividades, rodas de conversas e oficinas envolvendo todas as famílias quilombolas das…

Leia Mais
Política

ICATU – Dunga massacra com professores e pais e mães de família

18 de dezembro de 201716 de dezembro de 2017

  Professores da rede de ensino municipal de Icatu passam por apertos financeiros devido a falta de respeito do prefeito Dunga. Icatu/MA – Como de costume funcionários do município de Icatu são massacrados pelo atual gestor do município, além dos contratados que já faz um bom tempo com seus respectivos…

Leia Mais
Política

A “cantada” de Flávio Dino em Roberto Rocha

9 de outubro de 20179 de outubro de 2017

Via Blog do Robert Lobato Durante entrevista, Flávio Dino sinaliza para Roberto Rocha Como governador do estado e líder do grupo que venceu as eleições de 2014, Flávio Dino é o único responsável pelo esgaçamento na relação com o senador Roberto Rocha, que sempre alertou o comunista sobre os riscos…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes