Skip to content

Pré-candidato a deputado é alvo de processo por improbidade administrativa após ignorar cobrança de débito público apontado pelo TCE

Neto Cruz, 3 de julho de 20253 de julho de 2025

 

O Ministério Público do Maranhão ingressou com uma ação civil por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Senador Alexandre Costa, Orlando Mauro Sousa Arouche, por omissão dolosa na cobrança de débito imputado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A denúncia, formalizada pelo promotor de Justiça Xilon de Souza Júnior, revela que o ex-gestor, apesar de notificado, deixou deliberadamente de adotar as providências legais cabíveis para reaver os recursos públicos desviados por terceiros durante sua gestão, favorecendo o enriquecimento ilícito e causando lesão ao erário.

Segundo a ação ajuizada na Vara Única da Comarca de Governador Eugênio Barros, Dr. Orlando Arouche ignorou expressas determinações do TCE e do Ministério Público para executar judicialmente a cobrança de débito imputado a Vieras Pereira Brito, responsável por prejuízos ao tesouro municipal. Mesmo após ofícios e alertas do Ministério Público de Contas e da própria Procuradoria de Justiça, o ex-prefeito manteve-se inerte, violando frontalmente os princípios da legalidade, moralidade e eficiência na administração pública. A conduta é enquadrada nos artigos 10 e 11 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), que tratam de prejuízo ao erário e violação aos princípios administrativos.

Na petição, o MP destaca a obrigação constitucional e legal do gestor público em zelar pela arrecadação de receitas e recomposição de danos causados ao patrimônio público. A omissão do ex-prefeito, segundo o órgão, não se trata de falha técnica ou burocrática, mas de uma escolha dolosa e estratégica, possivelmente motivada por interesses pessoais ou favorecimentos indevidos. O promotor ainda destaca que esse tipo de conduta reflete uma cultura nociva de impunidade e desrespeito às instituições de controle, que enfraquece a confiança da sociedade na boa gestão dos recursos públicos.

Com base nas provas e jurisprudências citadas, o Ministério Público requer a condenação do ex-prefeito às penalidades previstas nos incisos II e III do art. 12 da LIA, incluindo ressarcimento integral ao erário, suspensão dos direitos políticos, multa civil e proibição de contratar com o poder público. A ação visa não apenas responsabilizar individualmente Orlando Arouche, mas também afirmar um precedente de intolerância à negligência administrativa, reforçando o dever legal de agir contra a dilapidação dos cofres públicos em todas as esferas do poder municipal.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Eleições 2022: a última cartada…

9 de fevereiro de 2022

Mais uma vez, o blog do Neto Cruz traz os bastidores das eleições para o governo do estado. Sempre com exclusividade, o site traz as principais articulações dos bastidores do poder. Informante que caminha livremente pelos corredores do Palácio dos Leões afirma que o senador Weverton Rocha (PDT), nos últimos…

Leia Mais

Imagem de Kleber Pereira andando de ônibus em SL causa frisson nos internautas…

30 de outubro de 201530 de outubro de 2015

Uma imagem que circula pelo app WhatsApp tem causado frisson nos internautas. Trata-se do jogador Kleber Pereira, de bermudinha e camisa do Bulls andando de ônibus, em São Luís. Alguns chegam a insinuar que a crise econômica que assola o país teria “agarrado” Kleber. O ex-atacante do Santos e do…

Leia Mais
Política

Pindoba quer torrar 6 milhões em combustível

6 de dezembro de 20196 de dezembro de 2019

A prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão interina de Paula da Pindoba, tem se tornado um local de farra do dinheiro público, segundo denúncias enviadas ao Blog. De acordo com os relatos, os veículos, que são locados para atender as demandas do órgão, também são utilizados durante o final…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes