Skip to content

Crise à vista: Paulo Victor se refugia na poesia enquanto afunda a Câmara em rombo milionário

Neto Cruz, 27 de junho de 2025
PV tenta se blindar com nomeações do mais alto escalão jurídico, mas a conta chegou…

Enquanto se exibe como poeta nas redes sociais e ostenta vigor em pedaladas e sessões de surf amador, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor Melo Duarte, mergulha em uma das mais graves crises políticas e jurídicas de sua carreira. Longe das câmeras e da estética cuidadosamente construída para o Instagram, Paulo Victor enfrenta acusações gravíssimas que o colocam na mira do Ministério Público e ameaçam a estabilidade financeira do regime previdenciário dos servidores da Casa.

Segundo Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor Nacor Paulo Pereira dos Santos, o vereador vem descumprindo de forma reiterada obrigações legais e previdenciárias desde 2020. O principal alvo da denúncia é o não repasse das contribuições ao Instituto de Previdência do Município (IPAM), gerando um rombo que ultrapassa R$ 7,9 milhões. E esse número ainda pode ser bem maior, caso se considerem os parcelamentos descumpridos e a ausência proposital de dados sobre a folha de pagamento — expediente que dificulta a fiscalização e afronta diretamente o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o IPAM desde 2018.

A situação, classificada como “alarmante” pelo MP, vai além da inadimplência: há indícios claros de apropriação indevida de valores descontados dos contracheques dos servidores e nunca repassados ao instituto. A irresponsabilidade de Paulo Victor é tamanha que levou o próprio IPAM a rejeitar qualquer tentativa de renegociação, diante do desrespeito reiterado aos compromissos e à legalidade administrativa.

Enquanto a Vara da Fazenda Pública de São Luís decide o destino do “gestor-poeta”, a máscara da leveza digital começa a ruir. Os versos ensaiados e as imagens sorridentes contrastam com uma realidade de descontrole institucional, suspeitas de crime contra o erário e flagrante descompromisso com o funcionalismo público. Nos corredores da política, o que se comenta é que Paulo Victor virou um símbolo de dissimulação: um presidente que tenta esconder a falência administrativa com rimas e pedaladas.

A Câmara, hoje, vive um colapso silencioso. E o “poeta do Instagram” se torna personagem central de uma farsa que pode lhe custar o cargo e a carreira. A pergunta que ecoa nas rodas políticas e na opinião pública é direta e inevitável: até quando a Justiça permitirá que o verniz poético encubra a face sombria de uma gestão desastrosa?

O tempo, implacável, já começou a cobrar respostas.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

São Luís: Braide proíbe comercialização de produtos em recipientes de vidro nos eventos carnavalescos em São Luís

17 de janeiro de 2024

A Prefeitura de São Luís tem adotado medidas importantes para garantir a comodidade e a segurança dos foliões durante o período carnavalesco na capital, que terá o primeiro dia de prévias neste sábado (20), com programação a partir das 17h, na Cidade do Carnaval, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire,…

Leia Mais
Política

ELEIÇÕES 2020 – Por São Luís, Madeira cai em campo

17 de janeiro de 2020

Logo após declarar-se pré-candidato a prefeito de São Luís pelo partido Solidariedade em uma coletiva de imprensa, Carlos Madeira começou a ser convidado por lideranças comunitárias e culturais para discutir sugestões e propostas para as respetivas áreas. O primeiro convite recebido foi de representantes da cultural para participar de uma…

Leia Mais
Política

PRESIDENTE JUSCELINO – Excesso de autoconfiança pode prejudicar prefeito Magno Teixeira nesta e em outras eleições

15 de agosto de 201815 de agosto de 2018

“A autoconfiança é um lobo, meu filho”, disse uma certa vez meu velho Zezinho Cruz quando eu disse que já estava aprovado no vestibular da UFMA, em 2007. Ledo engano. Fiquei na primeira vaga “suplente”. Com isso, nunca esqueci estas palavras. O mesmo erro grosseiro vem cometendo o atual prefeito…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes