Skip to content

EXCLUSIVO! Ex-prefeito de Rosário, investigado Calvet Filho pode ficar inelegível por quase 10 anos

Neto Cruz, 26 de junho de 202526 de junho de 2025
Sócios? Calvet e Jonatha unha e carne nos negócio$$$

Derrotado nas eleições de 2024, o prefeito de Rosário, Calvet Filho, enfrenta agora uma situação política e jurídica delicada que pode culminar em sua inelegibilidade por oito anos. Acusado de abuso de poder político, econômico e uso indevido da máquina pública, Calvet é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Coligação “Unidos por Rosário”, que denuncia um esquema amplo de manipulação da estrutura administrativa da Prefeitura para favorecer sua tentativa frustrada de reeleição.

Mesmo sem ter conseguido a renovação do mandato nas urnas, o prefeito ainda pode ser responsabilizado pelos ilícitos apontados, como contratações em massa de servidores temporários sem concurso, uso eleitoral de comunicadores pagos com verba pública e distribuição de cargos com fins eleitoreiros. As acusações incluem a existência de uma rede de “cabos eleitorais fantasmas”, formada por servidores que não prestavam serviços à municipalidade, mas atuavam diretamente na campanha do gestor.

Além da possível cassação do registro e da declaração de inelegibilidade pela Justiça Eleitoral, Calvet já responde a múltiplos processos no Ministério Público Estadual, inclusive ações por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Há indícios graves de “rachadinha” com servidores, nepotismo cruzado, fraude em contratações e desvio de finalidade no uso de verbas públicas, o que pode ensejar a abertura de inquérito na Polícia Federal, uma vez que há recursos federais envolvidos, especialmente na área da saúde.

A situação se agrava com decisões já proferidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que apontaram a necessidade de anulação de mais de 1.800 contratações irregulares realizadas entre 2023 e 2024. O Ministério Público de Contas também já formalizou representações contra o prefeito e a 1ª Promotoria de Justiça de Rosário ajuizou ação requerendo o bloqueio de novas admissões até que os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal sejam restabelecidos.

A queda de Calvet Filho, que outrora se apresentava como o “salvador do povo” e “pai dos pobres”, agora expõe o esgotamento de uma gestão marcada por escândalos, perseguições políticas e instrumentalização da fé e da comunicação para fins pessoais. Se confirmadas as denúncias, o ex-prefeito não apenas ficará fora da disputa política por quase uma década, mas poderá enfrentar desdobramentos criminais e ser alvo de apuração federal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jardson Rocha (@jardsonrocha_)

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Caxias: Fábio Gentil entrega pacote de obras na área de Saúde

4 de julho de 20224 de julho de 2022

A Prefeitura de Caxias entrega um pacote expressivo de obras na área de saúde na manhã desta terça-feira (5). Fruto do empenho e da eficiência na aplicação dos recursos públicos que marcam a gestão do prefeito Fábio Gentil, as benfeitorias vão proporcionar melhor atendimento médico e odontológico à população do…

Leia Mais
Política

Eleitor arrependido, ‘mudo’ esculhamba prefeito do interior; vídeo

21 de março de 202221 de março de 2022

A chuva trouxe consigo a prova da incompetência do então prefeito de Presidente Juscelino, que foi identificado dias atrás mais uma vez com atos que apontam para a fraude. O Ministério Público, órgão de combate à corrupção, já está a par do assunto. Enquanto curte bons drinks nos mais badalados…

Leia Mais
Política

O desespero do senador Costa Rodrigues

12 de fevereiro de 2022

  O PDT do senador Weverton Rocha, que passou 2021 inteiro divulgando resultado de pesquisas feitas no fundo do quintal de uma emissora de rádio da região metropolitana, agora tenta barrar pesquisa séria encomendada pela Rede Metropolitana de Rádio e Televisão, a TV Band, conforme registro na justiça eleitoral de…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes