Skip to content

Declarações polêmicas de Desembargadora do TJ-MA causam revolta entre servidores concursados; VÍDEO

Neto Cruz, 19 de junho de 202519 de junho de 2025

Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizada nesta quarta-feira (18), a desembargadora Oriana Gomes gerou forte repercussão ao tecer comentários considerados depreciativos sobre servidores concursados e, em contrapartida, exaltar os cargos comissionados.

A magistrada, em sua fala, afirmou que aprendeu, ao longo dos anos, que é possível “contar mesmo é com os comissionados”, em referência a situações de dificuldade no âmbito do Judiciário.

“Não é nenhum demérito para os nossos servidores efetivos, mas eu aprendi uma grande lição esses anos todos, que a gente pode contar mesmo é com os comissionados”, declarou Oriana.

Em tom de comparação, a desembargadora descreveu a rotina dos servidores efetivos de forma irônica.

“Porque o concursado vai embora às seis horas da tarde, ou vai embora na hora que termina o expediente dele. Ainda diz assim: ‘tchau’. Eu digo: ‘tchau, concursado’, e ele diz: ‘tchau, a senhora é concursada também’”, relatou, arrancando reações diversas no plenário.

A manifestação da magistrada, rapidamente difundida nas redes sociais, foi duramente criticada por servidores públicos, candidatos aprovados no último concurso do TJMA e por entidades sindicais, que classificaram as declarações como um ataque à estabilidade, à impessoalidade e à meritocracia — pilares que sustentam o serviço público.

Para representantes da categoria, as palavras da desembargadora representam não apenas um desrespeito à dignidade funcional dos servidores concursados, mas também evidenciam uma visão distorcida do papel do Estado e da legalidade na ocupação de cargos públicos. A Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão (ASFUJEMA) ainda não se posicionou sobre o caso.

O episódio reacende o debate sobre a valorização do funcionalismo público e a real função dos cargos comissionados, cuja natureza precária e vinculada à confiança pessoal não deve se sobrepor à qualificação técnica e à estabilidade garantida por concurso público. Até o momento, o Tribunal de Justiça do Maranhão não se manifestou oficialmente sobre o conteúdo das declarações.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por JuriNews (@jurinewsbr)

Justiça

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Justiça

GESTÃO | TJMA aposta em gestão compartilhada com a contribuição de magistrados

4 de abril de 20194 de abril de 2019

As ações institucionais do Poder Judiciário que envolvem obras e serviços estruturais nas comarcas, fóruns e unidades judiciais serão desenvolvidas em perfeita sintonia com as sugestões e demandas levantadas pelos magistrados, numa gestão compartilhada voltada para o aprimoramento dos serviços jurisdicionais oferecidos à sociedade no campo judicial e social. O…

Leia Mais
Justiça

CNJ ignora esforços da COGEX e recebe críticas por conclusões precipitadas em relatório de inspeção no TJMA

4 de julho de 20254 de julho de 2025

  As conclusões extraídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Relatório de Inspeção Ordinária realizada no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em fevereiro de 2025, vêm gerando desconforto e indignação entre operadores do Direito e setores do próprio Judiciário. Em especial, as críticas recaem sobre as observações direcionadas…

Leia Mais
Justiça

Dallagnol diz que “vontade” de Janot de matar Gilmar Mendes não pode ser classificada como crime

30 de setembro de 201930 de setembro de 2019

O procurador e coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, comentou, em entrevista nesta segunda-feira (30), na Rádio Jovem Pan, o caso do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que revelou ter ido armado à uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes