Skip to content

Gestão municipal de São Luís convoca população para debater os rumos da saúde pública

Neto Cruz, 9 de junho de 2025

Com o compromisso de fortalecer a participação popular e garantir que as políticas públicas de saúde reflitam as reais necessidades da população, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde, realiza durante o mês de junho de 2025 uma série de Pré-Conferências Municipais de Saúde.

As atividades integram o calendário oficial da 14ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da Faculdade Estácio, na Rua Grande. O processo de escuta e construção coletiva tem como eixo central o tema “Consolidar os princípios fundamentais do SUS, após 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, no Plano Municipal de Saúde (2026–2029) de São Luís – MA”.

Ao convocar a sociedade para os debates, a atual gestão municipal reafirma seu compromisso com a democracia participativa e com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como um patrimônio do povo brasileiro. As pré-conferências são espaços estratégicos onde lideranças comunitárias, trabalhadores da saúde, gestores e usuários têm a oportunidade de dialogar e apresentar propostas que irão subsidiar as diretrizes do novo plano municipal de saúde.

Confira o cronograma das Pré-Conferências por distrito:

  • Cohab/Anil e Coroadinho
    📅 10 de junho | ⏰ 8h às 17h
    📍 Faculdade CEST – Av. Casemiro Junior, 12 – Anil
  • Itaqui-Bacanga
    📅 17 de junho | ⏰ 8h às 15h
    📍 Parque Botânico Vale – Av. dos Portugueses, s/n – Anjo da Guarda
  • Centro e Bequimão
    📅 25 de junho | ⏰ 8h às 18h
    📍 Laboratório Central do Município (LACEM) – R. do Outeiro, 381 – Centro
  • Tirirical
    📅 26 de junho | ⏰ 8h às 17h
    📍 Faculdade Laboro – Av. Principal Jardim América, 288
  • Vila Esperança
    📅 27 de junho | ⏰ 8h às 18h
    📍 União de Moradores da Estiva – BR-135, Km 23

A Prefeitura destaca que a ampla mobilização social em torno das pré-conferências é essencial para garantir um plano de saúde municipal que represente verdadeiramente os anseios da população ludovicense. Trata-se de um momento histórico para reafirmar os valores da equidade, do acesso universal e da gestão pública responsável.

Inscrições abertas: Formulário de participação

“A construção de um SUS mais forte passa por escutar quem mais precisa dele. Estamos abrindo as portas do diálogo para que a saúde avance com planejamento, responsabilidade e justiça social”, destaca a gestão municipal.

 

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Paço do Lumiar: briga de foice no escuro pelo apoio do PL nas eleições 2024

23 de junho de 2023

A vereadora Mary do Mojó, representante bem votada nas eleições passadas do PL em Paço do Lumiar, deu sinais ontem de que o PL ainda não está definido em Paço quanto às eleições do ano que vem. Ao lado de da Prefeita Paula da Pindoba, Mary – que esteve dias…

Leia Mais
Política

‘Bunitinho’ morre durante operação do Bope no Morro do Dendê

5 de dezembro de 20195 de dezembro de 2019

Sucesso nas redes sociais onde aparece em vídeos engraçados, o homem conhecido como “Bunitinho” morreu, na madrugada desta quinta-feira (5), durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, no Rio. Além dele, outras três pessoas também morreram. Segundo…

Leia Mais
Política

PAÇO DO LUMIAR – A incógnita Domingos Dutra

31 de março de 2019

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, é uma incógnita nas eleições do ano que vem no município. Com um mandado recheado de barbáries, vacilos e derrapadas, Dutra só consegue se viabilizar no Maiobão, bairro pelo qual sempre morreu de amores e sonhou em transformar em Sede do município,…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • Colônia do Voto Comprado: Prefeita de Axixá é acusada de usar Sindicato de Pescadores como base de esquema eleitoral criminoso
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes