Com o compromisso de fortalecer a participação popular e garantir que as políticas públicas de saúde reflitam as reais necessidades da população, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde, realiza durante o mês de junho de 2025 uma série de Pré-Conferências Municipais de Saúde.
As atividades integram o calendário oficial da 14ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da Faculdade Estácio, na Rua Grande. O processo de escuta e construção coletiva tem como eixo central o tema “Consolidar os princípios fundamentais do SUS, após 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, no Plano Municipal de Saúde (2026–2029) de São Luís – MA”.
Ao convocar a sociedade para os debates, a atual gestão municipal reafirma seu compromisso com a democracia participativa e com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como um patrimônio do povo brasileiro. As pré-conferências são espaços estratégicos onde lideranças comunitárias, trabalhadores da saúde, gestores e usuários têm a oportunidade de dialogar e apresentar propostas que irão subsidiar as diretrizes do novo plano municipal de saúde.
Confira o cronograma das Pré-Conferências por distrito:
- Cohab/Anil e Coroadinho
📅 10 de junho | ⏰ 8h às 17h
📍 Faculdade CEST – Av. Casemiro Junior, 12 – Anil - Itaqui-Bacanga
📅 17 de junho | ⏰ 8h às 15h
📍 Parque Botânico Vale – Av. dos Portugueses, s/n – Anjo da Guarda - Centro e Bequimão
📅 25 de junho | ⏰ 8h às 18h
📍 Laboratório Central do Município (LACEM) – R. do Outeiro, 381 – Centro - Tirirical
📅 26 de junho | ⏰ 8h às 17h
📍 Faculdade Laboro – Av. Principal Jardim América, 288 - Vila Esperança
📅 27 de junho | ⏰ 8h às 18h
📍 União de Moradores da Estiva – BR-135, Km 23
A Prefeitura destaca que a ampla mobilização social em torno das pré-conferências é essencial para garantir um plano de saúde municipal que represente verdadeiramente os anseios da população ludovicense. Trata-se de um momento histórico para reafirmar os valores da equidade, do acesso universal e da gestão pública responsável.
Inscrições abertas: Formulário de participação
“A construção de um SUS mais forte passa por escutar quem mais precisa dele. Estamos abrindo as portas do diálogo para que a saúde avance com planejamento, responsabilidade e justiça social”, destaca a gestão municipal.