A Prefeitura de Paço do Lumiar intensificou a fiscalização de bares, casas de eventos e estabelecimentos similares por meio da Operação Sossego, realizada em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRANS), o 22º Batalhão da Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (SEMRURB) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).
Durante a ação, diversos bares foram autuados por funcionarem sem alvará de licença, enquanto outros estabelecimentos receberam notificações por uso indevido de calçadas e vias públicas, onde expandiam irregularmente suas áreas de atendimento, comprometendo a mobilidade urbana e colocando pedestres em risco.
A coordenação da operação, promovida pela Semtrans, destacou que o objetivo é promover a ordem pública e o respeito às normas municipais.
“Estamos rompendo com a cultura do ‘tudo pode’. A cidade tem regras e vamos continuar garantindo que sejam cumpridas”, afirmou Herberth Martins, titular da pasta
O secretário reforçou a importância da ação e fez um apelo à consciência coletiva.
“Nosso compromisso é com a vida, com a mobilidade segura e com o respeito ao cidadão. Não se trata de impedir o funcionamento dos comércios, mas de garantir que eles atuem dentro da legalidade, sem causar transtornos à população. Pedimos que os empresários colaborem, regularizem seus estabelecimentos e contribuam para uma cidade mais desenvolvida, segura e organizada para todos.”
A Prefeitura ressaltou que a atuação integrada entre os órgãos públicos tem mostrado resultados positivos, o que tem reflexo direito na construção de uma cidade mais segura, organizada e com respeito ao espaço coletivo, que é de todos. A Operação Sossego deve continuar com novas fiscalizações nos próximos dias.