Skip to content

“Não possuímos nem comunidades indígenas em Peritoró”: contesta prefeitura ao erro grotesco do Imazon, no Índice de Progresso Social (IPS)

Neto Cruz, 7 de junho de 2025

Esta semana, um levantamento divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) causou perplexidade ao posicionar o município de Peritoró entre as três cidades com pior qualidade de vida do país. O estudo, que integra o ranking do Índice de Progresso Social (IPS), baseou-se em 55 indicadores divididos em três grandes categorias: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.

 

Relatório apresentou graves erros em relação ao município

 

No entanto, a Prefeitura de Peritoró, sob a gestão do Prefeito Dr. Júnior, veio a público contestar veementemente os dados, classificando a pesquisa como equivocada e descolada da realidade atual do município e da região. Segundo a administração municipal, o relatório apresentou erros evidentes em todos os parâmetros, incluindo três parâmetros que não existem, como os que apontam no município altos índices de violência indígena, feminicídio e de moradores de rua. Além dos erros, os critérios utilizados desconsideraram importantes avanços e investimentos realizados nos últimos anos, promovendo um retrato distorcido da cidade.

 

“Os dados estão claramente errados em três parâmetros, pois nosso município não possui comunidades indígenas e não registrou nos últimos anos nenhum caso de feminicídio ou de pessoas em situação de rua. Três erros claros, que não condizem com a realidade do município de Peritoró e nossa região, e nosso Estado, simplesmente por estarmos inseridos na Amazonia Legal, o que nos colocou em um emaranhado de erros grosseiros em relação a nossa região e nossa realidade, além da total distorção dos dados”, contestou o gestor

 

Prefeitura comprova alto índice de desenvolvimento nos últimos quatro anos

 

Educação

De acordo com dados apresentados pela prefeitura, o município de Peritoró avançou em todas as áreas, estando na 127ª posição do Índice de desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) está na 104ª posição nas fases iniciais, passando de 4,3% para 4,9%, um crescimento de 0,6%, enquanto a média nacional foi de 0,1%. Nas fases finais, o município está na 133ª posição, passando de 3,3% para 4,0%, crescendo 0,7% neste período, também superior ao crescimento da média nacional.

Pelos dados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), Peritoró está na 117ª posição. Nos últimos 4 anos, o município passou de 20% para os atuais 57,3% de alunos alfabetizados, número também acima da média nacional, que é de 56%.

 

Saúde

Na saúde, o município de Peritoró ocupa o 13º lugar no Previne Brasil, comprovando o alto grau de desempenho assistencial das equipes da Atenção Básica. O município também conta com uma rede de Unidades Básicas de Saúde totalmente reformadas e bem equipadas.

 

Abastecimento de água

Através do Programa de Aceleração Municipal de Peritoró (PAMP), em quatro anos, foram entregues 30 sistemas de abastecimento de água, com perfuração dos poços, colocação das bases e caixas d’água, encanamento e rede de distribuição, colocando água na torneira e beneficiando 1.800 famílias, cerca de 6 mil habitantes, o que corresponde a 30% do total da população.

 

Agricultura

Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o município adquiriu 300 toneladas de alimentos dos produtores da Agricultura Familiar e redistribuiu para a população mais carentes através de programas da Assistência Social.

 

Emprego e renda

Com a criação da Sala do Empreendedor, parceria do SEBRAE e prefeitura de Peritoró, foram tirados da informalidade 110 profissionais, que passaram a ser Micro Empreendedores Individuais (MEI). Dos 110, 11 profissionais se tornaram Empresários de Pequeno Porte.

 

Comunidades quilombolas

As políticas públicas da atual gestão também chegaram de forma expressiva para a população quilombola. Das 12 comunidades existentes no município, 7 já foram certificadas, garantindo os direitos das famílias aos programas nacionais.

 

De acordo com Dr. Júnior, os números reais comprovam que Peritoró tem avançado significativamente em diversas áreas. “Nos últimos quatro anos evoluímos significativamente em nosso IDH, pois realizamos investimentos em todas as áreas, elevando nossos números de forma positiva e expressiva na educação, com grande crescimento no IDEB, na saúde, na infraestrutura e abastecimento, na agricultura e na assistência social. Portanto, contestamos o relatório. A prefeitura entrou em contato Instituto e encaminhou os dados reais de Peritoró, pedindo a revisão da colocação da cidade no ranking, e sua posição de acordo com a realidade do nosso município”, concluiu. O prefeito Dr. Júnior.

 

Asscom – PMP

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Wellington do Curso quer a ampliação do atendimento da Defensoria Pública no Maranhão

17 de agosto de 2019

O deputado estadual Wellington do Curso, destacou essa semana sua luta pela ampliação do atendimento da Defensoria Pública Estadual e segue em defesa da melhoria da justiça para todos os maranhenses. O parlamentar apresentou, ainda no início de 2015, uma Proposta de Emenda a Constituição Estadual no sentindo de ampliar…

Leia Mais
Política

No aniversário de Viana, Gil Cutrim recebe apoios políticos

11 de julho de 2018

O ex-prefeito de São José de Ribamar e pré-candidato a deputado federal, Gil Cutrim (PDT), participou de uma vasta programação cultural em comemoração aos 261 anos de emancipação política e administrativa do município de Viana, na Baixada Maranhense. Na oportunidade, o ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão…

Leia Mais
Política

RIBAMAR – Luís Fernando perde o respeito e Guarda Municipal entrará em greve

10 de maio de 2018

  Numa tentativa de barrar a greve dos Guardas Municipais, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, convocou na tarde dessa quarta-feira (9) representantes do Sindicato da categoria para anunciar que vai implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos reivindicado por eles. Luís Fernando justificou a demora…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • Colônia do Voto Comprado: Prefeita de Axixá é acusada de usar Sindicato de Pescadores como base de esquema eleitoral criminoso
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes