Em agenda oficial em Brasília nesta quinta-feira (5), o governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, reuniu-se com representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para discutir a viabilidade de investimentos na implantação de uma fábrica de colheitadeiras no município de Açailândia, no sul do estado.
A proposta integra um acordo de cooperação entre o Maranhão e a China, com foco na mecanização da agricultura familiar. A parceria já resultou, em 2024, na doação de duas colheitadeiras chinesas para o MST no estado, como parte de um programa mais amplo de transferência de tecnologia e conhecimento agrícola.
Os equipamentos foram utilizados em regime de revezamento nos assentamentos Cristina Alves (Itapecuru Mirim), Diamante Negro Jutaí (Igarapé do Meio) e Belém (Tuntum), apresentando bons resultados, como aumento da produtividade e redução no tempo de colheita de grãos como arroz e milho.
Felipe Camarão destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Viemos ao BNDES discutir possibilidades de financiamento para a implantação da fábrica com tecnologia chinesa, em Açailândia, cidade estrategicamente localizada. Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento industrial, gerar empregos e fortalecer a agricultura familiar com sustentabilidade e inovação tecnológica”, afirmou o governador em exercício.
Agenda ministerial
Além do encontro com o BNDES, Camarão cumpriu uma série de compromissos em ministérios. Com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tratou sobre o programa “Aqui tem Especialista”, a construção de novas maternidades e o fortalecimento das unidades básicas de saúde no estado.
Já com o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), discutiu temas como o Seguro Defeso, o combate a fraudes no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e no programa Bolsa Família. Em reunião com Jader Filho (Ministério das Cidades), Camarão abordou o andamento das obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Maranhão.
O governador em exercício também se encontrou com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçando a importância do estado na promoção do turismo internacional. A agenda foi encerrada com uma reunião com a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), onde foram tratados assuntos institucionais relacionados ao estado.