Skip to content

CAM Nordeste firma parceria com MAPA para fortalecer segurança jurídica em contratos públicos

Neto Cruz, 7 de junho de 2025

Em um passo estratégico voltado à consolidação de práticas jurídicas modernas na administração pública, o presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Nordeste (CAM Nordeste), Ivaldo Prado, assinou, nesta semana, um Termo de Cooperação Técnica com o presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Cassiano Pereira Junior. O objetivo central do acordo é garantir maior segurança jurídica a contratos e processos vinculados a projetos de parcerias público-privadas (PPPs) no estado.

A iniciativa prevê a inclusão de cláusulas compromissórias de arbitragem nos contratos da MAPA, instrumento que vem sendo adotado como boa prática na administração pública ao viabilizar soluções de conflitos com maior agilidade, menor custo e sem comprometer a continuidade dos projetos celebrados com o setor privado.

Para o presidente da CAM Nordeste, Ivaldo Prado, o acordo representa não apenas uma inovação jurídica, mas um compromisso institucional com a estabilidade dos negócios no ambiente público.

“A mediação e a arbitragem são mecanismos consagrados que oferecem resoluções mais rápidas, técnicas e seguras. A adesão da MAPA a esses métodos coloca o Maranhão em sintonia com as melhores práticas do direito administrativo contemporâneo”, afirmou Prado.

Com sólida atuação no meio jurídico nacional, a CAM Nordeste tem sido referência em soluções alternativas de controvérsias, atuando com especialização técnica e imparcialidade em processos de elevada complexidade.

O presidente da MAPA, Cassiano Pereira Junior, reforçou que a medida integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do ambiente de negócios no estado.

“Estamos avançando no sentido de garantir segurança institucional para os nossos parceiros e para a própria empresa. Ter a CAM Nordeste como parceira nesse processo é um sinal claro de que o Maranhão busca soluções sólidas e juridicamente robustas”, declarou.

O Termo de Cooperação Técnica já está em vigor e representa um marco na governança contratual no âmbito das parcerias público-privadas no estado.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

PAÇO DO LUMIAR – Caetano Jorge já tem apoio de 5 partidos nas eleições do ano que vem

21 de julho de 2015

O arquiteto Caetano Jorge, pretenso candidato a prefeito em Paço do Lumiar, vem mostrando, pelo menos nos bastidores da política, que não vem pra brincar nas eleições do ano que vem em Paço do Lumiar. Caetano, que recentemente assumiu a presidência do PMDB em Paço, já fechou uma das coligações…

Leia Mais
Política

SINE em Paço do Lumiar: Oportunidades de emprego ao seu alcance

25 de setembro de 202425 de setembro de 2024

  O Sistema Nacional de Emprego (SINE) está mais próximo da população de Paço do Lumiar do que nunca. Com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a unidade local oferece atendimento presencial, evitando que os moradores precisem se deslocar até São Luís. Essa iniciativa visa conectar…

Leia Mais
Política

Ouvidoria do BNB é primeira em ranking de qualidade do Banco Central

30 de janeiro de 2018

  Fortaleza, 30 de janeiro de 2017 – O Banco do Nordeste é o primeiro colocado entre instituições financeiras no atendimento aos clientes, em Ranking de Qualidade das Ouvidorias divulgado pelo Banco Central (Bacen), nesta segunda-feira, 29. O levantamento reúne instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes e avaliou…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • Colônia do Voto Comprado: Prefeita de Axixá é acusada de usar Sindicato de Pescadores como base de esquema eleitoral criminoso
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes