O governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão (PT), sancionou nesta segunda-feira (2) o Projeto de Lei nº 106/2025, que institui a “Semana Maranhense – Mulheres de Joelho, Famílias de Pé”. A proposta, de autoria da deputada estadual Ana do Gás (PCdoB), tem como foco fortalecer redes de mulheres cristãs nas diversas igrejas, denominações evangélicas e grupos católicos independentes em todo o estado.
Ao sancionar a lei, Camarão reforçou seu compromisso com a valorização das mulheres e o fortalecimento das famílias maranhenses, reconhecendo o papel fundamental das mulheres cristãs nas comunidades. “O Estado é laico, mas não antirreligioso”, declarou o governador em exercício em vídeo divulgado nas redes sociais, citando o artigo 5º, inciso I, da Constituição Estadual, que permite parcerias com instituições religiosas para a implementação de políticas públicas.
Durante a última semana de março, a nova lei prevê a realização de uma programação voltada à valorização feminina, com palestras educativas, oficinas profissionalizantes, ações sociais, cultos, missas, louvores e atividades culturais. A proposta também busca estruturar uma rede de apoio institucional, unindo governo, iniciativa privada e organizações sociais em torno de projetos desenvolvidos por grupos de mulheres em suas respectivas igrejas.
Para Camarão, a sanção da medida representa mais um passo na construção de políticas públicas inclusivas e sensíveis à realidade das mulheres maranhenses. “Estamos promovendo respeito, apoio e reconhecimento à atuação dessas mulheres, que são verdadeiros pilares em suas comunidades”, afirmou.
A deputada Ana do Gás também destacou a importância da proposta como um instrumento de articulação social e fortalecimento da fé e da solidariedade. “Essa iniciativa institucionaliza o apoio a ações que já vêm sendo realizadas por mulheres comprometidas com a transformação de suas comunidades por meio da fé”, pontuou.
Com a sanção, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e a valorização das mulheres como agentes fundamentais na promoção do bem-estar social.