A vereadora de São Luís, Concita Pinto (PSB), foi aclamada nesta quinta-feira (22) presidente da União Parlamentar de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV). A nova diretoria, eleita por aclamação durante assembleia no Plenarinho da Assembleia Legislativa, assume com a missão de conduzir a entidade pelos próximos quatro anos sob a bandeira da articulação, da valorização dos parlamentos municipais e do fortalecimento institucional.
Sob o lema Unidos para Servir o Maranhão, a nova gestão da UNIPAV representa uma convergência de forças políticas comprometidas com um projeto de integração e protagonismo dos legislativos locais no cenário político estadual. Para Concita Pinto, a entidade inicia um novo ciclo de atuação estratégica em defesa dos municípios.
“Esta é uma missão coletiva. Vamos promover a união entre os parlamentares municipais e ampliar o diálogo com os poderes constituídos. O Maranhão precisa de vereadores fortalecidos, preparados e próximos da população. A UNIPAV será esse elo de articulação entre as câmaras e os grandes debates sobre o futuro do nosso estado”, afirmou a presidente em seu discurso de posse.
União de forças políticas municipais
Criada em 2009, a UNIPAV tem como propósito central o fortalecimento das casas legislativas municipais, a promoção de formação política e técnica dos vereadores, além da defesa intransigente da autonomia municipal. A entidade tem se consolidado como instrumento essencial para o avanço de uma agenda municipalista em todo o Maranhão.
A nova composição da diretoria conta com parlamentares de diversas regiões, o que, segundo Concita, garante capilaridade política e representatividade para a entidade. “Essa diversidade nos torna mais fortes e legítimos para defender os interesses das câmaras municipais junto aos governos estadual e federal”, destacou.
Reforço ao municipalismo e reconhecimento político
Logo após a aclamação, a nova direção foi recebida pelo governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões. Durante o encontro, Brandão reafirmou seu compromisso com o municipalismo e anunciou a destinação de um veículo para cada câmara municipal do estado.
“O vereador tem sido valorizado na nossa gestão porque é quem conhece de perto os desafios da população. Quero parabenizar a vereadora Concita, que reúne experiência e sensibilidade política para conduzir essa entidade. Estamos de portas abertas para essa parceria institucional”, declarou o governador.
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, também participou da reunião e destacou o papel do vereador na base da democracia. “O parlamento municipal é o primeiro canal entre o povo e o poder público. Reconhecer essa importância é valorizar a democracia na prática”, afirmou.
Compromisso com o futuro dos municípios
Ao assumir a presidência da UNIPAV, Concita Pinto reforçou o compromisso com um novo tempo para a entidade. “Assumo essa responsabilidade com coragem, diálogo e espírito público. Trabalharemos para que cada vereador e cada câmara municipal do Maranhão se sintam representados, integrados e empoderados para atuar como protagonistas no desenvolvimento do estado”, concluiu.
Com a nova gestão, a UNIPAV deverá ampliar sua presença no debate político estadual e nacional, contribuindo para uma agenda de fortalecimento do pacto federativo, respeito à autonomia dos legislativos locais e defesa de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida nos municípios maranhenses.

