Skip to content

Rosário: TJMA determina que Calvet responda a processos na Justiça Comum; VEJA A DECISÃO

Neto Cruz, 11 de maio de 202511 de maio de 2025
Desembargador Raimundo Nonato Neris Ferreira deu canetada mandando Calvet ser julgado na Justiça Comum

O ex-prefeito de Rosário, José Nilton Pinheiro Calvet Filho, conhecido pela arrogância no poder e por prometer uma gestão “transformadora”, agora enfrenta uma realidade que ele parecia desprezar: a da justiça comum. Após sofrer uma fragorosa derrota nas eleições de 2024, Calvet Filho perdeu não apenas o cargo, mas também o foro privilegiado, escudo que o protegia das garras da primeira instância.

A decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, proferida pelo Desembargador Raimundo Nonato Neris Ferreira, sepulta qualquer esperança do ex-gestor de seguir blindado contra investigações que pesam sobre sua gestão. Mesmo com o Ministério Público tentando aplicar a nova tese do Supremo Tribunal Federal que permitiria a manutenção do foro, a Justiça maranhense foi clara: não há mudança com efeito vinculante que justifique tal privilégio para um ex-prefeito rejeitado pelo povo.

Calvet Filho, que sempre fez questão de se escorar no cargo para se esquivar de processos, agora terá que se explicar ao juiz de primeiro grau, como qualquer outro cidadão. A remessa do caso à Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados é simbólica: o político, outrora blindado por uma estrutura de poder, será investigado no mesmo foro destinado a organizações criminosas.

O Ministério Público, apesar de ter se movimentado com agilidade para manter a investigação no âmbito do Tribunal, viu seu pedido ser indeferido. A Justiça foi firme ao destacar que a jurisprudência atual não respalda essa manobra. A tentativa de usar uma interpretação ainda não consolidada do STF mostra o desespero de quem teme o avanço de investigações sérias sobre sua conduta.

Resta agora ao ex-prefeito enfrentar as consequências dos seus atos, sem a sombra do foro para lhe proteger. Calvet Filho, que se dizia vítima de perseguições políticas, agora terá que provar sua inocência sem os tapetes vermelhos dos tribunais superiores. A queda é dura, mas inevitável para quem construiu poder com base na arrogância e desprezo pela transparência…

VEJA A DECISÃO:

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Presidente Juscelino: Pinga Fogo

24 de setembro de 202124 de setembro de 2021

***Quem é a  bruta que decidiu andar com o “ex” pra dizer que tá “tudo ok”? Fofoquier soube que tudo não passa de um teatro, igual antes… ***Falando nisso, qual é a secretaria do adultério? Dizem que lá rola de tudo, menos ser fiel… ***Quem são os ex-edis que estão…

Leia Mais

Ex-presidente do SFPVEMA deixa dívida gigantesca com o INSS

5 de fevereiro de 2015

Orlando Pavão: gestão temerária no SFPVEMA O ex-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Vigilantes do Estado do Maranhão (SFPVEMA), Orlando Pavão, deixou uma dívida gigantesca da entidade com o Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS). Os primeiros levantamentos, feitos pela contabilidade da atual gestão do SFPVEMA, dão conta de um…

Leia Mais
Política

OAB Maranhão comemora 93 anos de história e luta pela advocacia e cidadania

4 de abril de 2025

  A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA) celebra nesta sexta-feira, 4 de abril, seu 93º aniversário, marcando mais um marco na sua trajetória de defesa das prerrogativas da advocacia e da promoção da Justiça no estado. Fundada em 1932, a instituição se destaca pela sua incansável…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • Colônia do Voto Comprado: Prefeita de Axixá é acusada de usar Sindicato de Pescadores como base de esquema eleitoral criminoso
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes