Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (27), o governador Carlos Brandão inaugurou a Ponte Prefeito Chico Pedro, sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas, a 255 km de São Luís. A obra, que representa o maior projeto de infraestrutura dos últimos dez anos para a região, visa melhorar o acesso rodoviário ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e impulsionar o turismo local.
A ponte, que homenageia o ex-prefeito Francisco Pedro Monroe da Conceição, falecido em 2012, é um marco na mobilidade de Barreirinhas, conectando a cidade à zona rural e beneficiando diretamente cerca de 15 mil pessoas em 19 povoados. A obra também facilita a ligação entre a área urbana e comunidades carentes.
Durante a inauguração, Brandão destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região.
“A ponte é um marco para Barreirinhas, conectando zonas urbanas e rurais e beneficiando os 15 mil moradores. Ela traz mais mobilidade, segurança e vai impulsionar ainda mais o turismo nos Lençóis Maranhenses, agora Patrimônio Natural da Humanidade”, afirmou.
A ponte será fundamental para a melhoria do transporte e da qualidade de vida de quem reside nos povoados de Cantinho, Santo Antônio, Atins, Buriti Grosso, Caburé, entre outros. O prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, destacou a parceria com o Governo do Maranhão e a realização de um antigo desejo da população.
A ponte também foi celebrada pelos moradores locais. Regiane Mendonça, funcionária pública, afirmou: “A gente nem acreditava que seria feita, mas agora estamos vendo esse sonho se tornar realidade”. Antônia Machado, comerciante da região, também expressou gratidão pela obra, que facilita o acesso das comunidades à cidade.
A ponte, construída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), recebeu R$ 30 milhões de investimentos. Com 240 metros de extensão e 10 metros de largura, a estrutura inclui pista de rolamento, ciclofaixa e calçada para pedestres. A obra deve transformar a realidade local, reduzindo o congestionamento de veículos, especialmente na alta temporada.
Com a entrega da nova ponte, a expectativa é de aumento no fluxo de turistas, melhorando a experiência para quem visita a região.